Simeis 147: a Intrincada Remanescente de Supernova por Daniel Lopez (IAC)

https://apod.nasa.gov/apod/image/1705/Sh-2-240-RHa-GSII-BOIII_DLopez_IAC.jpg

Remanescente de Supernova Simeis 147 por Daniel López / IAC

Aparentemente é bem fácil se perder seguindo os filamentos intrincados dessa detalhada imagem da remanescente de supernova Simeis 147 (Sharpless 2-240), também conhecida popularmente como a Nebulosa do Espaguete.

Vista na direção da fronteira entre as constelações de Touro e Auriga (Cocheiro), essa nebulosa remanescente de supernova cobre cerca de 3 graus (6 Luas Cheias) nos céus. Isso corresponde a um diâmetro de 150 anos luz formado pelos escombros da estrela que explodiu, na distância estimada em 3.000 anos luz.

A imagem em destaque acima, capturada por Daniel Lopez (IAC), é uma composição que toma dados de capturas através de filtros de banda estreita, com enriquecimento da emissão avermelhada dos átomos de hidrogênio ionizado que desenham as suas nuvens gasosas de choque.

Adicionalmente, a imagem composta abaixo em banda-estreita através da palheta de cores do Hubble inclui a emissão a partir dos átomos hidrogênio, enxofre e oxigênio traçando regiões de ondas de choque de gás brilhante. Essa remanescente de supernova tem uma idade estimada em cerca de 40.000 anos – o que implica que a luz proveniente dessa massiva explosão estelar atingiu a Terra pela primeira vez há 40.000 anos. Todavia essa nebulosa em expansão não é a única sequela cósmica do evento explosivo. A catástrofe cósmica deixou também uma estrela de nêutrons em rotação (pulsar), que foi tudo que restou do núcleo original da massiva estrela destruída.

https://apod.nasa.gov/apod/image/0901/s147metsavainioNBMedium.jpg

Simeis 147: Remanescente de Supernova – Crédito©: J-P Metsävainio (Astro Anarchy)

Para ver a imagem acima em 3D vá direto ao blog do autor da foto:  Sh2 240, Supernova remnant as a stereo pair por J-P Metsävainio (Astro Anarchy).

Para ver outros fantásticos trabalhos de J-P Metsävainio, consulte seu blog em Astro Anarchy.

Fontes

APOD:

Astro Anarchy: Sh2-240 more lights por J-P Metsävainio (Astro Anarchy)

Artigo Científico

ArXiv.org: A origem e o movimento do pulsar PSR J0538+2817 na remanescente de supernova S147 por C.-Y. Ng, Roger W. Romani, Walter F. Brisken, Shami Chatterjee, Michael Kramer

._._.

0611068v1 – The Origin and Motion of PSR J0538+2817 in S147

4 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

    • Patrezzi Luiz Pinto em 24/05/2017 às 12:06
    • Responder

    Concordo em bloquear ROCA, pois caso contrário, diversos sites podem pegar os textos que você tanto esforçou para colocar aqui. E com isso, fazer “sucesso” com o que eles não tiveram trabalho.

      • ROCA em 24/05/2017 às 12:19
        Autor

      Exatamente Patrezzi, essa é a ideia!

      Já pegamos várias vezes sites oportunistas, ‘roubando textos’ daqui. Há algum tempo eu coloquei o pluguin “CCC” que nos relatava o que foi copiado, caso a caso. Depois de refletir bastante, dada a frequência abusiva de cópias (dezenas e dezenas por dia), decidimos colocar o plugin de bloqueio.

      Como eu já disse, para quem tiver interesse em copiar, para fins educativos, é só postar aqui um comentário e daremos o suporte, enviando os textos para quem necessitar em seus trabalhos e atividades.

  1. Bom acabei conseguindo burlar o sistema de bloqueio desativando o javascript, agora eu posso copiar o texto para que eu possa ouvir no Text a loud. Continuem com o trabalho,mas sem bloqueios pois a liberdade e algo essencial para a divulgacao cientifica.

      • ROCA em 23/05/2017 às 18:03
        Autor

      Lima, antes de colocarmos aqui o controle anticópias, dezenas e dezenas de cópias de textos estavam sendo feitas diariamente.

  1. […] aos observadores vislumbrarem as maravilhas do céu tais como a remanescente de supernova Simeis 147, o aglomerado estelar aberto M35 e a Nebulosa do […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!