As cores da aurora planetária observadas da Estação Espacial Internacional

Que bizarro planeta alienígena é esse?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1506/ISSaurora_150623_kelly.jpg

Aurora planetária vista da ISS por Scott Kelly em 23 de junho de 2015

É claro que se trata do planeta Terra, visto através do brilho cintilante das auroras, a partir da Estação Espacial Internacional (International Space Station).

Orbitando a cerca de 400 quilômetros acima do planeta, a estação orbital está propriamente dentro do ‘reino superior’ das auroras. Esta aurora também foi apreciada a partir da superfície da Terra no dia 23 de junho de 2015

As auroras têm a assinatura colorida das moléculas e átomos excitados nas baixas densidades atmosféricas encontradas nas altitudes extremas.

O brilho estranho esverdeado do oxigênio molecular domina a visão, nesta altura.

No entanto, mais para o alto, logo acima do horizonte da estação espacial, há uma rara faixa vermelha de aurora originada pelo oxigênio atômico .

A tempestade geomagnética em atividade, que provocou o belo fenômeno, começou após o impacto recente de uma ejeção de massa coronal (CME) na magnetosfera da Terra, cujos efeitos foram observados em várias partes do globo.

http://spaceweathergallery.com/indiv_upload.php?upload_id=113913

Aurora capturada por Chris Cook em 22 de junho de 2015 em Cape Cod, Massachusetts, EUA – Equipamento: Canon EOS 6D, Canon EF 24-70mm f/2.8L lens, ISO 3200, 15 segundos de exposição.

Fonte

APOD:

._._.

2 comentários

3 menções

  1. Olá,

    Meu nome é Ana, sou estudante de tradução e interpretação e nesse meu penúltimo semestre tenho que realizar um glossário, escolhi então a área de astronomia e, dentro desta, a área de astrofísica. Ao realizar minhas pesquisas encontrei este site, o conteúdo aqui é perfeito para minhas pesquisas, porém, não consigo extrair os textos da página, gostaria de saber se há alguma possibilidade de coletar esses textos para a minha pesquisa, eles não serão usados para outros fins a não ser para coletar os termos neles encontrados.

    Aguardo resposta.
    Desde já agradeço,
    Ana Carolina.

      • ROCA em 23/05/2017 às 18:00
        Autor

      Quais são os artigos que você quer acessar os textos? Coloque aqui os links ou títulos e enviaremos a você, ok ?

      Ficaremos aguardando seu novo contato.

  1. […] não são fogos de artifício… Essas intensas luzes cintilantes dançaram através dos céus da Terra, vistas aqui no mês passado (22 a 23 de junho de 2015) sobre o polo sul […]

  2. […] não são fogos de artificio… Essas intensas luzes cintilantes dançaram através dos céus da Terra, vistas aqui no mês passado (22 a 23 de junho de 2015) sobre o polo sul […]

  3. […] de maior porte (AR 2371) cruzou o Sol liberando explosões (como essa abaixo) que resultaram em impressionantes auroras aqui na […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!