«

»

abr 09

A nebulosa escura LDN 1622 e o Loop de Barnard por Leonardo Julio

https://apod.nasa.gov/apod/image/1704/ldn1622LeonardoJulio-ap.jpg

A Nebulosa escura LDN 1622 e o Loop de Barnard por Leonardo Julio

A silhueta de uma intrigante nebulosa escura habita essa cena cósmica. A Nebulosa Escura de Lynds (LDN 1622) aparece abaixo do centro da imagem no primeiro plano, à frente de um tênue fundo de gás de hidrogênio brilhante, apenas visível através de longas exposições telescópicas dessa região. A nebulosa escura LDN 1622 reside próxima do plano da nossa galáxia Via Láctea, próxima (visualmente) nos céus do Loop de Barnard, uma enorme nuvem que envolve o rico complexo de nebulosas de emissão encontrado no cinturão e na espada de Órion.

Arcos alongam um segmento do Loop de Barnard, que se estica através do topo do quadro. No entanto, os astrônomos julgam que a poeira obscura da nebulosa LDN 1622 está relativamente mais próxima de nós que a mais famosa Nebulosa de Órion (que fica a cerca de 1.500 anos luz), talvez apenas a 500 anos luz de distância da Terra. Nessa distância, esse campo de visão de 1 grau apresenta um diâmetro inferior a 10 anos luz.

Fonte

APOD: Dark Nebula LDN 1622 and Barnard’s Loop – Crédito da imagem©: Leonardo Julio (Astronomia Pampeana)

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!