«

»

abr 08

Spitzer revela Zeta Ophiuchi: uma estrela fugitiva e seu arco frontal de choque

http://www.nasa.gov/images/content/714760main_pia16604_full.jpg

Zeta Ophiuchi, a estrela fugitiva. Créditos: NASA, JPL-Caltech, Spitzer Space Telescope

Como um navio singrando através mares cósmicos, a estrela em fuga Zeta Ophiuchi (Zeta Oph) produz uma onda de proa interestelar, formando um arco de choque visto através deste retrato infravermelho deslumbrante, capturado pelo observatório espacial de infravermelho Spitzer.

Nesta visão de cores falsas, a azulada estrela Zeta Ophiuchi, cerca de 20 vezes mais massiva que o Sol, encontra-se perto do centro do quadro, movendo-se na direção da esquerda nesta imagem, com a velocidade de 24 quilômetros por segundo.

Seu forte vento estelar a precede, comprimindo e aquecendo o material interestelar poeirento e moldando a encurvada frente de choque frontal.

Em torno da frente de choque estão ainda nuvens de material relativamente não perturbado.

Mas, o que colocou esta estrela em movimento?

Zeta Oph era provavelmente um membro de um sistema estelar binário e sua companheira possivelmente mais massiva que teve uma vida curta. Quando a companheira de grande porte explodiu como uma supernova de forma catastrófica, perdendo a maior parte de sua massa para o espaço, Zeta Oph foi arremessada para fora do sistema.

Residindo ‘apenas’ a cerca de 370 anos luz de distância da Terra, Zeta Oph é uma estrela jovem e quente, 80.000 vezes mais luminosa que o nosso Sol e oito vezes maior. Zeta Oph seria uma das estrelas mais brilhantes nos céus se não estivesse obscurecida pelas nuvens de poeira.

A imagem acima se estende por cerca de 1,5 graus o que equivale a 12 anos luz de diâmetro na distância estimada onde reside a estrela Zeta Ophiuchi.

Fontes

Jim Kaler Stars: Zeta Oph

NASA: Massive Star Makes Waves

APOD:

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!