«

»

mar 31

A procura do Planeta 9: quatro objetos suspeitos sob investigação…

http://i.imgur.com/gcx4I0c.jpg

Essa foto mostra o time de pesquisa pelo Planeta Nove da ANU, juntamente com os anfitriões do programa Stargazing Live da BBC, o professor Brian Cox e o comediante Dara O’Briain. Crédito: ANU

Astrônomos da ANU (Australian National University) estão investigando quatro objetos desconhecidos que podem ser candidatos a um novo planeta no nosso Sistema Solar. O time anunciou o lançamento da sua busca planetária durante a transmissão do programa Stargazing Live da BBC, gravado a partir do Observatório Siding Spring da ANU.

Liderando a pesquisa, Dr. Brad Tucker disse que cerca de 60.000 pessoas de todo o mundo já classificaram mais de 4 milhões de objetos no espaço como parte da campanha de busca, levada a cabo pelo público em geral, liderada pela ANU, na caça do suposto Planeta Nove.

Dr. Brad Tucker, membro da Escola de Investigação de Astronomia e Astrofísica da ANU, declarou:

Nós detectamos os corpos planetários menores Chiron e Comacina e isso demonstra que a abordagem que estamos executando pode levar-nos a encontrar o Planeta Nove, caso realmente exista.

Dr. Brad Tucker alegou que o telescópio SkyMapper, pertencente ao Observatório Siding Spring e usado no projeto, foi crucial para excluir áreas no céu do hemisfério sul onde o Planeta Nove poderia eventualmente residir.

Dr. Brad Tucker explicou:

Conseguimos excluir a existência de um planeta do tamanho de Netuno [ou superior] em 90% do céu do hemisfério sul até uma distância de cerca de 350 vezes a distância entre a Terra e o Sol [350 UA].

Com a ajuda de dezenas de milhares de dedicados voluntários, examinando centenas de milhares de imagens capturadas pelo SkyMapper, atingimos quatro anos de análise científica em apenas três dias. Por exemplo, um dos voluntários, Toby Roberts, fez 12.000 classificações.

O time confirmará se os objetos espaciais desconhecidos são o procurado Planeta Nove ou planetas anões ou mesmo asteroides, usando telescópios em Siding Spring e outros do mundo.

Dr. Brad Tucker disse que incentivou as pessoas a continuar a procura do Planeta Nove através do site do projeto Zooniverse.org.

O professor Chris Lintott, do Zoonniverse e da Universidade de Oxford, afirma que, embora o Planeta Nove ainda não tenha sido encontrado, tem sido de grande diversão partilhar a pesquisa com todos os voluntários ao longo das três noites.

SkyMapper é o telescópio de 1,3 metros que está criando um registro completo dos céus meridionais para os astrônomos australianos.

Cidadãos voluntários podem efetivamente se inscrever e participar do projeto científico para leigos da ANU na busca pelo Planeta Nove em www.planet9search.org.

Fonte

ANU: Four unknown objects being investigated in Planet 9 search

._._.

Deixe uma resposta

error: Esse blog é protegido!