«

»

mar 27

SH2-155: a Nebulosa da Caverna por Eric Coles e Mel Helm

https://apod.nasa.gov/apod/image/1703/CaveNebula-SH2-155ColesHelm2048.jpg

Sh2-155 por Eric Coles e Mel Helm

Essa paisagem celeste caracteriza a poeirenta região de emissão catalogada como Sh2-155 no catálogo de Sharpless, conhecida popularmente como a “Nebulosa da Caverna”. Nessa imagem telescópica, capturada por Eric Coles e Mel Helm, utilizando filtros de faixa estreita, vislumbramos ao brilho avermelhado emanado pelos átimos de hidrogênio ionizado. A “Nebulosa da Caverna” reside a cerca de 2.400 anos luz, ao longo da nossa galáxia Via Láctea na direção da constelação de Cepheus.

Explorações astronômicas da região revelam que Sh2-155 se formou na fronteira da massiva nuvem molecular Cepheus B e perto de jovens estrelas massivas da associação Cepheus OB 3. A brilhante borda de gás de hidrogênio ionizado foi energizada pela radiação gerada pelas estrelas, dominada pela estrela mais brilhante acima e à esquerda do centro da imagem. As frentes de radiação estão provavelmente desencadeando colapsos da matéria e provavelmente fomentando a formação de uma nova estrela dentro da nuvem. De fato, os astrônomos julgam que essa caverna cósmica consiste em um berçário estelar com um diâmetro apropriado de cerca de 10 anos luz.

Fonte – APOD: SH2-155: The Cave Nebula – Crédito da imagem: Eric Coles and Mel Helm

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!