«

»

mar 24

Como são as fases de Vênus? Daniel Herron nos mostra.  D

https://apod.nasa.gov/apod/image/1703/VenusDec2016March2017small.jpg

As fases de Vênus [tamanho e mudanças na iluminação] desde 20 de dezembro de 2016 até 10 de março de 2017 por Daniel Herron

Da mesma forma que a Lua passa através de fases, o lado visível iluminado de Vênus pela luz solar se mostra tanto crescente como decrescente [minguante].

Essa composição de fotografias telescópicas ilustra as mudanças visuais desse planeta interior, conhecido popularmente como a “estrela d’alva” ou “estrela da tarde” ou “estrela da manhã”.

Vênus cresce em tamanho visual, porém torna-se mais tênue, desde 20 de dezembro de 2016 até 10 de março de 2017, como demonstrado nessa sequência de imagens.

Deslizando ao longo de sua órbita interna entre a Terra e o Sol, Vênus cresceu durante esse período documentado fotograficamente porque se aproximou da Terra.

Formando um arco fino, à medida que fica mais próximo da nossa linha de visão em relação ao Sol. Vênus passará visualmente mais próximo do Sol, a cerca de 8 graus de distância nos céus, em 25 de março de 2017 em uma conjunção inferior.

http://astronomy.swin.edu.au/cosmos/I/Inferior+Conjunction

Conjunção Inferior de um planeta. Crédito: COSMOS – The SAO Encyclopedia of Astronomy

Ver no mapa abaixo a situação de Vênus estimada para 25 de março de 2017:

http://www.heavens-above.com/skychart2.aspx

Vênus em conjunção (8 graus do Sol) em 25 de março de 2017, às 06:15 (hora local), nos céus do Rio de Janeiro/RJ. Crédito: Heavens Above

Fonte

APOD: Phases of Venus – crédito das imagens©: Daniel Herron

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!