«

»

mar 12

UGC 12591: a galáxia de rotação mais rápida conhecida

Por que essa galáxia gira tão rapidamente?

https://apod.nasa.gov/apod/image/1703/UGC12591_Hubble_4000.jpg

A veloz galáxia UGC 12591 capturada pelo Hubble.

Primeiramente, tentar identificar de que tipo de galáxia a UGC 12591 consiste é uma tarefa bastante difícil. A UGC 12591 possui faixas de poeira distribuídas como no formato de uma galáxia espiral, mas também possui um gigantesco e difuso bojo central de estrelas como vemos em geral nas galáxias lenticulares.

Assim, a UGC 12591 foi classificada como uma galáxia híbrida S0/Sa, algo entre uma galáxia lenticular e uma espiral.

Surpreendentemente, observações mostram que UGC 12591 gira muito rapidamente, a cerca de 480 km/s (1,8 milhões de quilômetros por hora), ou seja, praticamente o dobro do giro de nossa galáxia Via Láctea. Essa é maior taxa de rotação até então medida em uma galáxia.

Consequentemente, a massa requerida para manter unida uma galáxia com tamanha taxa de rotação deve ser várias vezes a massa da Via Láctea, correto? Os cientistas estimam que essa galáxia e seu halo juntos contêm várias centenas de bilhões de vezes a nassa do nosso Sol, cerca de 4 vezes a massa da Via Láctea.

Cenários possíveis para a evolução da UGC 12591 incluem um crescimento lento através da acreção de matéria do seu ambiente viznho ou um rápido crescimento através de alguma recente colisão com outra galáxia ou até mais  de uma colisão. Os cientistas esperam que futuras análises talvez possam nos contar a verdadeira razão da velocidade elevada de rotação da galáxia em questão.

A luz nós vemos hoje emitida pela UGC 12591 partiu desta há cerca de 400 milhões de anos, quando a primeiras árvores surgiam no planeta Terra.

UGC 12591 reside na região do Superaglomerado de Peixes–Perseus, uma longa cadeia de aglomerados de galáxias que se espalha por 250 milhões de anos luz, conhecida como uma das maiores estruturas conhecidas no Cosmos.

Fontes

Hubble: A remarkable galactic hybrid

APOD: UGC 12591: The Fastest Rotating Galaxy Known  – Crédito da Imagem: NASAESAHubble

._._.

1986ApJ___301L___7G – UGC 12591 – The most rapidly rotating disk galaxy

2 comentários

  1. tiago

    Por que essa galáxia gira tão rapidamente?

    1. ROCA

      O artigo explica que é um objeto extremo com 4 vezes a massa da Via Láctea. Contudo, o porque de ser assim ainda não tem explicação. Para saber sobre a descoberta leia aqui:

      UGC 12591 – The most rapidly rotating disk galaxy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!