IC 1805: O jovem aglomerado estelar Melotte 15 dentro da Nebulosa do Coração por Steve Cooper

https://apod.nasa.gov/apod/image/1702/melotte15_cooper.jpg

Melotte 15 em IC 1805 por Steve R Cooper

Nuvens cósmicas formam formatos fantásticos nas regiões centrais da nebulosa de emissão IC 1805. As nuvens são esculpidas pelos ventos estelares e pela forte radiação emanada pelas estrelas quentes e massivas presentes no recém-nascido aglomerado estelar Melotte 15.

De fato, Melotte 15 é um aglomerado estelar com ‘apenas’ 1,5 milhões de anos de idade e suas estrelas estão espalhadas nessa coloridas paisagem celestial, juntamente com obscuras nuvens de poeira cósmica que formam silhuetas a frente de gases atômicos brilhantes.

Essa visão é uma composição de dados obtidos com filtros de banda estreita com imagens telescópicas de amplo espectro. A paisagem cobre uma área correspondente a 15 anos luz de diâmetro e inclui a emissão do hidrogênio ionizado bem como os átomos de enxofre e oxigênio mapeados em tons de verde, vermelho e azul conforme a popular Palheta do Hubble.

Imagens de campo amplo revelam o formato simplificado da nebulosa IC 1805 como um todo e sugerem seu nome popular: A Nebulosa do Coração (The Heart Nebula).

IC 1805 reside a cerca de 7.500 anos luz de distância na direção da constelação de Cassiopeia.

Para saber mais leia:

IC 1805: o que há dentro da Nebulosa do Coração?

Fonte

APOD: Melotte 15 in the Heart – crédito da imagem©: Steve Cooper

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!