«

»

fev 06

Arp 142: a galáxia do Golfinho pelo Hubble

O que está acontecendo com essa galáxia espiral?

https://apod.nasa.gov/apod/image/1702/PorpoiseGalaxy_HubbleFraile_1300.jpg

As galáxias em colisão NGC 2936 e NGC 2937 (Arp 142) pelo Hubble – Créditos: NASA, ESA, Hubble, HLA; Reprocessamento por: Raul Villaverde Fraile

Há cerca de algumas centenas de milhões de anos a galáxia NGC 2936 (a que aparece acima nesse grupo de duas grandes galáxias em destaque) era provavelmente uma espiral normal, girando e criando estrelas, sozinha no espaço. Então, a NGC 2936 se aproximou dramaticamente da massiva galáxia elíptica NGC 2937 (que aparece abaixo) e “deu um mergulho cósmico”.

Conhecida popularmente como a Galáxia do Golfinho pelo seu formato icônico, a NGC 2936 está tanto sendo defletida como também sofrendo uma grande distorção através da violenta interação gravitacional.

Um surto de formação de jovens estrelas azuladas forma o nariz do golfinho cósmico, na direção da direita da galáxia superior da imagem, enquanto que o centro da galáxia espiral lembra a figura de um olho.

De forma alternativa, o par galáctico, conhecido conjuntamente como Arp 142 no catálogo de galáxias peculiares de Halton Arp, pode parecer para alguns como um pinguim protegendo seu ovo.

De qualquer forma, intricadas raias de poeira escura e azuladas estrelas brilhantes formam rios que riscam a conturbada galáxia na parte inferior dessa astrofotografia.

Essa imagem em destaque reprocessada por Raul Villaverde Fraile exibe a dupla de galáxias em choque Arp 142 em um nível de detalhes inédito, capturada pela precisa câmera do Hubble em 2016.

Arp 142 reside a cerca de 300 milhões de anos luz na direção da constelação de Hydra. Em um bilhão de anos ou mais ambas as galáxias irão se fundir em uma única galáxia de maior porte.

Fontes

Hubblecast 67: Of galaxies and penguins — Arp 142

APOD: The Porpoise Galaxy from Hubble – créditos: NASAESAHubbleHLA; Reprocessamento©: Raul Villaverde Fraile

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!