«

»

jan 23

Daphnis é uma lua geradora de ondas nos anéis de Saturno

https://apod.nasa.gov/apod/image/1701/PIA21056.jpg

A lua Daphnis foi capturada pela sonda Cassini, na lacuna de Keeler, gerando ondas nos anéis de Saturno – Créditos: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA

Mergulhando próxima das bordas externas dos anéis de Saturno em 16 de janeiro de 2017 a espaçonave robótica Cassini capturou a visão mais próxima até a data da pequena lua Daphnis.

Essa lua tem 8 quilômetros de diâmetro e orbita dentro do brilhante sistema de anéis, na lacuna de Keeler, gerando ondas no material anelar.

lacuna externa de 42 quilômetros de largura está encurtada na imagem devido ao ângulo de visão da câmera da Cassini.

Elevadas pela influência da fraca gravidade da pequena lua, a medida que ela cruza o quadro da esquerda para a direita, as ondas são criadas no material do anel nas bordas da lacuna de Keeler.

Além disso um tênue traço tipo-onda-quebrando do material do anel está justamente visível perto e logo atrás de Daphnis.

Notáveis detalhes de Daphnis também podem ser visualizados, incluindo principalmente um fino cume em volta do seu equador, provavelmente gerado pelo acúmulo de partículas capturadas do anel próximo.

Fonte

APOD: Daphnis the Wavemaker – créditos da imagem: Cassini Imaging TeamSSIJPLESANASA

._._.

1 menção

  1. Novas imagens feitas pelos rasantes da Cassini revelam detalhes inéditos dos seus anéis » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] Por ora, a veterana sonda está viajando além das fronteiras externas dos anéis a cada semana (“F Ring Orbits”), reunindo algumas das melhores imagens dos anéis e das luas. Assim, a Cassini já enviou as melhores imagens de todos os tempos das pequenas luas Daphnis e Pandora. […]

Deixe uma resposta

error: Esse blog é protegido!