«

»

jan 14

A notável galáxia perfilada NGC 891 por Adam Block

https://apod.nasa.gov/apod/image/1701/n891_block.jpg

A galáxia perfilada NGC 891 por Adam Block

A galáxia espiral de grande porte NGC 891 tem um diâmetro de cerca de 100.000 anos luz e é vista aqui da perspectiva terrestre quase que exatamente de perfil.

De fato, residindo a cerca de 30 milhões de anos luz da Terra, na direção da constelação de Andrômeda, a galáxia NGC 891 parece em muito com a nossa Via Láctea.

Em uma primeira olhada, a NGC 891 nos mostra um achatado e fino disco galáctico de estrelas e um bojo central entrecortado e obscurecido no meio por regiões poeira cósmica enegrecida.

No entanto, também se destacam notavelmente na imagem perfilada da NGC 891 os filamentos de poeira que se estendem por centenas de anos luz acima e abaixo da linha central do disco galáctico.

Os cientistas estimam que a poeira provavelmente foi ejetada para fora do disco por explosões de supernovas ou pela intensa formação de novas estrelas.

Além disso, através de um exame mais cuidadoso, galáxia mais tênues também podem ser vistas em posição perfilada nesse retrato profundo da NGC 891.

Fontes 

APOD: Edge-On NGC 891 – crédito da imagem©: Adam BlockMt. Lemmon SkyCenterU. Arizona

Universidade do Arizona: NGC 891

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!