«

»

jan 06

Arp 273: uma dupla peculiar de galáxias por Wolfgang Ries e Stefan Heutz

https://apod.nasa.gov/apod/image/1701/ugc1810_LRGB_2Heutz.jpg

Arp 273 um grupo peculiar de galáxias por Wolfgang Ries e Stefan Heutz

Enquanto as pontiagudas estrelas no primeiro plano nesse preciso retrato cósmico estejam imersas em nossa Galáxia Via Láctea, as duas galáxias, que se destacam e capturam nossa atenção no centro da imagem, situam-se muito, muito longe, bem além da Via Láctea, a uma distância acima de 300 milhões de anos luz.

A aparência bastante distorcida do par central de objetos é causada por marés gravitacionais, a medida que a dupla se engaja em dramático um encontro galáctico. O par foi catalogado pelo astrônomo Halton Arp como Arp 273 (UGC 1810). No entanto, duplas de galáxias peculiares em interação são algo atualmente considerado relativamente comum no Universo.

De fato, a nossa vizinha galáxia espiral de Andrômeda, que reside a mais de 2 milhões de anos luz de nossa galáxia, está em viagem de aproximação da Via Láctea.

A dupla Arp 273 pode oferecer um análogo do remoto futuro encontro entre Andrômeda e Via Láctea. Repetidos encontros galácticos em escalas cósmicas podem ultimamente resultar em uma fusão final, gerando uma única galáxia.

De nossa perspectiva, os núcleos brilhantes da dupla de galáxias Arp 273 estão separados por ‘apenas’ 100.000 anos luz.

Fonte

APOD: Peculiar Galaxies of Arp 273 – crédito da imagem©: Wolfgang Ries / Stefan Heutz (Astrokooperation)

._._.

Deixe uma resposta