«

»

dez 20

Anis Abdul e Kfir Simon revelam a bolha cósmica Sharpless 2-308, uma nebulosa criada por uma violenta estrela de Wolf-Rayet

http://apod.nasa.gov/apod/image/1612/Sharpless_Abdul_1824.jpg

Sharpless 2-308 – Crédito©: Anis Abdul

Esta grande bolha cósmica é uma nebulosa criada pelos vigorosos ventos de sua massiva estrela central.

Catalogada como Sharpless 2-308, esta nebulosa quase transparente reside a certa de 5.200 anos luz na direção da constelação do Cão Maior (Canis Major). Esta nebulosa cobre nos céus um tamanho ligeiramente maior que o de uma Lua Cheia. Tal corresponde ao diâmetro e 60 anos luz na sua distância estimada.

A energética e massiva estrela que criou uma bolha é uma Wolf-Rayet, que brilha solitária pelo do centro desta nebulosa.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1506/sh308_simon_2088.jpg

A nebulosa bolha Sharpless 2-308 – Crédito © da imagem: Kfir Simon

As estrelas de Wolf-Rayet possuem mais de 20 vezes a massa do nosso Sol e correspondem a uma curta fase estelar pré-supernova da evolução de uma estrela massiva.

Ventos estelares velozes emanaram desta Wolf-Rayet para criar a nebulosa em formato de bolha quando da farta ejeção das camadas externas de uma fase anterior da evolução desta estrela.

A nebulosa soprada pelo vento tem uma idade estimada em 70.000 anos.

Uma emissão tênue capturada na imagem da bolha em expansão é dominada pelo brilho dos átomos de oxigênio ionizados excitados, aqui mapeados em tons de azul.

Para saber mais sobre essa belíssima nebulosa e também sobre a natureza das estrelas de Wolf-Rayet, leia: “Estrela de Wolf Rayet alimenta a nebulosa azul de bolha Sharpless 308

Fonte

APOD:

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!