ASASSN-15lh: evento superluminoso foi explicado por buraco negro em rotação “engolindo” estrela

Os telescópios do ESO ajudam a reinterpretar uma explosão brilhante

https://cdn.eso.org/images/large/eso1644a.jpg

Esta impressão artística mostra uma estrela tipo Sol próxima de um buraco negro supermassivo com rotação rápida, com uma massa de cerca de 100 milhões de vezes a massa solar, situado no centro de uma galáxia distante. A enorme massa do buraco negro curva a radiação emitida pelas estrelas e pelo gás que se encontram por trás. Apesar de ter muito mais massa que a estrela, o buraco negro tem um horizonte de eventos apenas 200 vezes maior que o tamanho da estrela. A sua rotação rápida transforma-o numa esfera achatada. A atração gravitacional do buraco negro supermassivo despedaça a estrela num evento de perturbação por forças de maré. No processo a estrela é “espaguetificada” e choques nos restos em colisão assim como calor gerado pela acreção dão origem a uma explosão ultra luminosa. Créditos: ESO, ESA/Hubble, M. Kornmesser

Foi observado, há cerca de um ano atrás, um ponto de luz extraordinariamente brilhante numa galáxia distante, ao qual se deu o nome ASASSN-15lh, supondo tratar-se da supernova mais brilhante observada até hoje. No entanto, novas observações obtidas em vários observatórios, incluindo o ESO, lançam agora dúvidas relativas a essa classificação. Um grupo de astrônomos propõe que este evento correspondeu a um fenômeno ainda mais extremo e raro — um buraco negro em rotação rápida destruindo uma estrela que se aproximou demais dele.

Em 2015, o rastreamento ASAS-SN (All Sky Automated Survey for SuperNovae) detectou um evento, ao qual se deu o nome ASASSN-15lh, que foi registado como sendo a supernova mais brilhante já observada e catalogado por isso como uma supernova super luminosa, isto é, a explosão de uma estrela extremamente massiva que chegou ao final da sua vida. Este evento era duas vezes mais brilhante que a anterior detentora do recorde de supernova mais luminosa, apresentando-se no seu pico máximo de intensidade 20 vezes mais brilhante que a radiação total emitida pela Via Láctea inteira.

Uma equipe internacional de astrônomos, liderada por Giorgos Leloudas do Instituto de Ciências Weizmann, Israel, e do Centro de Cosmologia Escura, Dinamarca, fez agora observações adicionais da galáxia distante — situada a cerca de 4 bilhões de anos-luz de distância da Terra — onde a explosão ocorreu, tendo proposto uma nova explicação para este evento extraordinário.

Giorgos Leloudas explicou:

Observamos esta fonte luminosa durante os 10 meses que se seguiram ao evento e concluímos que a explicação deste fenômeno não se encontra, muito provavelmente, numa supernova extraordinariamente brilhante. Os nosso resultados indicam que o evento foi provavelmente causado por um buraco negro em rotação rápida quando destruiu uma estrela de pequena massa.

Este cenário indica que as forças gravitacionais extremas de um buraco negro supermassivo, situado no centro da galáxia hospedeira, despedaçaram uma estrela do tipo do Sol que se aproximou demais dele — num evento chamado perturbação por forças de maré, um fenômeno que só foi observado cerca de 10 vezes até agora. No processo a estrela foi “espaguetificada” e choques nos restos em colisão assim como calor gerado pela acreção deram origem à explosão luminosa. Este fato fez com que o evento se parecesse com uma explosão de supernova muito brilhante, apesar desta estrela nunca se ir transformar, de qualquer modo, numa supernova, já que não tinha massa suficiente para terminar a sua vida dessa maneira.

https://cdn.eso.org/images/large/eso1644b.jpg

Esta impressão artística mostra um buraco negro supermassivo com rotação rápida rodeado por um disco de acreção. Este disco fino de material em rotação é constituído por restos de uma estrela do tipo solar que foi destruída pelas forças de maré do buraco negro. Choques nos restos em colisão assim como calor gerado pela acreção dão origem uma a explosão luminosa, semelhante à explosão de uma supernova. Créditos: ESO/ESA/Hubble & M. Kornmesser

A equipe baseou as novas conclusões em observações obtidas por uma quantidade de telescópios, instalados tanto no solo como no espaço. Entre eles encontra-se o Very Large Telescope (VLT) instalado no Observatório do Paranal do ESO, o New Techonology Telescope (NTT) instalado no Observatório de La Silla do ESO e o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA [1]. As observações obtidas com o NTT foram executadas no âmbito do rastreamento PESSTO (Public ESO Spectroscopic Survey of Transient Objects).

Morgan Fraser da Universidade de Cambridge, Reino Unido (agora na University College Dublin, Irlanda), coautor do artigo, declarou:

Há vários aspetos independentes nas observações que sugerem que este evento foi de fato originado por uma perturbação por forças de maré e não por uma supernova super luminosa.

Em particular, os dados revelaram que o evento passou por três fases distintas ao longo dos 10 meses que duraram as observações de acompanhamento. Os dados de modo geral parecem-se muito mais com o que se espera de uma perturbação de maré do que de uma supernova super luminosa. Um aumento do brilho na radiação ultravioleta assim como um aumento na temperatura reduzem ainda mais a probabilidade de um evento de supernova. Adicionalmente, a localização do evento — numa galáxia vermelha, massiva e bastante passiva — não é a normal para explosões de supernovas super luminosas, as quais ocorrem geralmente em galáxias anãs azuis que apresentam formação estelar intensa.

Apesar da equipe achar que uma supernova é algo muito improvável para explicar este evento, uma perturbação de maré também não explica de modo adequado o fenômeno observado. Nicholas Stone, membro da equipe da Columbia University, EUA, explicou:

O evento de perturbação de maré que propomos não pode ser explicado por um buraco negro supermassivo que não esteja em rotação. Por isso pensamos que o ASASSN-15lh se tratou de um evento de perturbação de maré com origem num tipo muito particular de buraco negro.

A massa da galáxia hospedeira indica-nos que o buraco negro no seu centro tem pelo menos 100 milhões de vezes a massa do Sol. Um buraco negro com esta massa é normalmente incapaz de despedaçar estrelas situadas além do seu horizonte de eventos — a fronteira a partir da qual já nada pode escapar à atração gravitacional do objeto. No entanto, se o buraco negro apresentar uma rotação rápida — o chamado buraco negro de Kerr — a situação muda e este limite já não se aplica.

Giorgos Leloudas concluiu:

Mesmo com todos os dados coletados não podemos ter uma certeza de 100% que o evento ASASSN-15lh se tratou de uma perturbação de maré. No entanto, esta é de longe a explicação mais plausível.

Este trabalho foi descrito no artigo científico intitulado “The Superluminous Transient ASASSN-15lh as a Tidal Disruption Event from a Kerr Black Hole”, assinado por G. Leloudas et al., a ser publicado na revista Nature Astronomy.

Nota

[1] Além de dados do Very Large Telescope do ESO, do New Technology Telescope do ESO e do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, a equipe utilizou também observações obtidas pelo Telescópio Swift da NASA, pelo Las Cumbres Observatory Global Telescope (LCOGT), pelo Australia Telescope Compact Array, pelo XMM-Newton da ESA, pelo Wide-Field Spectrograph (WiFeS) e pelo Magellan Telescope.

Fonte

ESO: eso1644 — Science Release – Spinning Black Hole Swallowing Star Explains Superluminous Event. ESO telescopes help reinterpret brilliant explosion.

._._.

eso1644a-the-superluminous-transient-asassn-15lh-as-a-tidal-disruption-event-from-a-kerr-black-hole

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!