«

»

nov 19

IC 5070: um ‘poeirento’ Pelicano em Cygnus por Steve Richards (Chanctonbury Observatory)

http://apod.nasa.gov/apod/image/1611/IC5070_Pelican_Nebula_Steve_Richards2048.jpg

IC 5070 – a Nebulosa do Pelicano por Steve Richards

O perfil reconhecível da Nebulosa do Pelicano reside a quase 2.000 anos luz na direção da constelação de Cygnus (O Cisne).

Catalogada como IC 5070, essa nuvem interstelar de poeira e gás é encontrada justamente na “costa leste” da Nebulosa da América do Norte (NGC 7000), uma outra surpreendentemente familiar nebulosa de emissão em Cygnus.

Ambas as nebulosas fazem parte da mesma grande e complexa região de formação estelar, quase tão perto de nós quanto a mais conhecida Nebulosa de Órion, a qual reside a 1.500 anos luz de distância.

Do nosso ponto de vista, nuvens negras de poeira (acima e à esquerda) ajudam a definir o olho e o longo bico, enquanto uma frente brilhante de gás ionizado sugere o formato sinuoso da cabeça e do pescoço da ave cósmica.

Essa magnifica imagem colorida sintetizada utiliza dados em filtros de banda estreita que registram as emissões dos átomos de hidrogênio e oxigênio na nuvem cósmica.

A cena se espalha por cerca de 30 anos luz na distância estimada da localização da Nebulosa do Pelicano.

Veja mais imagens notáveis da Nebulosa do Pelicano clicando aqui.

Fonte

APOD: A Dusty Pelican in the Swan – crédito da imagem ©: Steve Richards (Chanctonbury Observatory)

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!