«

»

nov 04

A poeirenta galáxia NGC 253 por Dietmar Hager e Eric Benson

https://apod.nasa.gov/apod/image/0604/ngc253_gabany_f.jpg

A poeirenta galáxia NGC 253 – crédito da imagem©: Dietmar Hager e Eric Benson

A luminosa NGC 253 é uma das mais brilhantes galáxias espirais visíveis no céu com auxílio de instrumentos, mas também é uma das mais “sujas de poeira”.

Essa galáxia é conhecida popularmente como “Galáxia do Dólar de Prata” (Silver Dollar Galaxy), devido a sua aparência na visão de pequenos telescópios ou também como a “Galáxia do Escultor”, justamente por residir na direção da borda da constelação do Escultor.

Estudada primeiramente em 1783 pela astrônoma e matemática Caroline Herschel, esse poeirento ‘universo-ilha’ dista da Terra ‘meramente’ 10 milhões de anos-luz.

Medindo cerca de 70.000 anos luz de diâmetro, a galáxia espiral NGC 253 é o maior dos membros do Grupo de Galáxias do Escultor, o grupo de galáxias mais próximo do nosso Grupo Local de Galáxias, onde reside a nossa Via Láctea.

Em adição as suas raias espirais de poeira, gavinhas de pó parecem se elevar a partir do disco do plano galáctico, entrelaçadas com jovens aglomerados estelares e regiões de formação estelar, retratados aqui nessa acurada imagem colorida em destaque.

O alto grau de conteúdo de poeira cósmica acompanha uma frenética atividade de formação estelar, o que concede a galáxia NGC 253 a designação de uma “galáxia com surto explosivo de formação estelar” (Starburst Galaxy).

Sabemos outrossim que a galáxia NGC 253 é uma forte fonte de radiação de alta energia, emanando raios-X e raios gama, provavelmente devido a atividade dos massivos buracos negros que habitam perto do núcleo da galáxia.

Fonte

APOD: NGC 253: Dusty Island Universe – crédito da imagem©: Dietmar Hager Eric Benson

.­_._.

0509430v1-molecular-superbubbles-in-the-starburst-galaxy-ngc-253

1 menção

  1. NGC 3603: um notável aglomerado próximo com surto explosivo de formação estelar » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] galaxies” (galáxias com surto explosivo de formação estelar), tais como a M82, a M94, a NGC 253, a NGC 3310, a NGC 1313 e a UGC 11411, todas essas já abordadas aqui em nosso blog “Eternos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!