«

»

out 17

M42: a nebulosa de Órion pelo Herschel

http://apod.nasa.gov/apod/image/1610/OrionHerschel-nhsc2016-003b.jpg

Órion estudado pelo Observatório Espacial Herschel – Créditos©: ESA/Herschel/PACS/SPIRE

Essa deslumbrante imagem revela as entranhas da M42 (Nebulosa de Órion), uma região onde reside o mais próximo berçário estelar.

Usando dados nos comprimentos de onda do infravermelho, capturados pelo Observatório Espacial Herschel da ESA, essa composição em cores falsas explora essa nuvem cósmica de formação estelar que dista cerca de 1.500 anos luz.

Frios e densos filamentos de poeira cósmica que seriam escuros no espectro da luz visível são exibidos em tons avermelhados nessa imagem. Com comprimentos da ordem de anos-luz, os filamentos abrigam pontos que correspondem as regiões onde estão protoestrelas em colapso.

A área azulada mais brilhante próxima do topo do quadro reflete a poeira mais quente, aquecida pelo energético aglomerado estelar do Trapézio (“Trapezium”) que também é responsável pelo brilho da nebulosa de Órion no espectro da luz visível.

Os dados fornecidos pelo Herschel indicaram recentemente que a radiação ultravioleta das energéticas estrelas jovens provavelmente contribui para a geração de moléculas de hidrocarbonetos na região, ou seja, os blocos componentes da vida.

http://cdn.phys.org/newman/gfx/news/hires/2016/buildingbloc.jpg

O lado poeirento da Espada de Órion aparece iluminado nessa imagem do Hershel Space Observatory em infravermelho. No quadro da inserção vemos em destaque a emissão emanada pelos átomos ionizados de carbono (C+) em amarelo. Créditos: ESA/NASA/JPL-Caltech

Essa imagem do Herschel cobre uma área que equivale a 3 graus no céu. Isso representa um diâmetro 80 anos luz na distância onde reside a M42.

Fontes

APOD: Herschel’s Orion – Créditos©: ESA/Herschel/PACS/SPIRE

Phys.org: Building blocks of life’s building blocks come from starlight

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!