A Nebulosa Trífida, a Nebulosa da Lagoa e Marte por Mohammad Nouroozi

http://apod.nasa.gov/apod/image/1610/LAGOON-AND-MARS_Nouroozi.jpg

M20, M8 e Marte por Mohammad Nouroozi

Brilhantes nebulosas e aglomerados estelares são visíveis ao longo desse campo de visão que cobre 5 graus nos céus. Os objetos da foto são populares nas viagens telescópicas através da constelação de Sagittarius e nos populosos campos de estrelas da região central da Via Láctea.

Duas famosas nebulosas foram catalogadas no século XVIII pelo astrônomo francês Charles Messier. Na imagem em destaque vemos a colorida Nebulosa Trífida (M20) acima e à esquerda. A expansiva Nebulosa da Lagoa (M8) se destaca no centro da astrofotografia. Ambas as nebulosas são bem conhecidas regiões de formação estelar que residem a 5.000 anos luz de nós.

Completando o panorama cósmico temos Marte passando através do mesmo campo de visão capturado pelo astrofotógrafo Mohammad Nouroozi em 29 setembro de 2016. Na foto, Marte nos dá a falsa impressão de estarmos vendo uma estrela amarelada alinhada com M8 e M20 na parte inferior e à direita. Naquela data, Marte estava distante cerca de 8,8 minutos-luz da Terra. Essa distância é ligeiramente maior que uma (1) unidade astronômica [1].

Obviamente, Marte está superexposto nessa imagem, com visíveis estacas pontiagudas de difração originadas pelos suportes do espelho do telescópio.

Recentemente, Marte apresentou-se em movimento retrógrado aparente nos céus, conforme mostramos aqui: Marte e Saturno em movimento retrógrado nos céus por Tunç Tezel (TWAN)

Nota

[1] Uma Unidade Astronômica [149.597.870.700 metros] equivale a distância entre a Terra e o Sol, ou seja, cerca de 8,32 minutos-luz.

Fonte

APOD: Trifid, Lagoon, and Mars – crédito da imagem©: Mohammad Nouroozi

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!