«

»

out 07

M16: no Ninho da Águia por Chris Hendren

O que envolve a famosa Nebulosa da Águia?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1610/EagleNebula_Hendren_2400.jpg

M16 por Chris Hendren

Sabemos que o interior da Nebulosa da Águia contêm ‘ovos’, glóbulos gasosos em evaporação (em inglês EGG – Evaporating Gas Globule), que tipicamente residem em gigantescos pilares de gás e poeira cósmica nos quais as estrelas se formam. A imagem em destaque, contudo, captura dramaticamente a área que envolve a Nebulosa da Águia, mostrando não apenas o formato da águia por si só, mas também enormes volumes de gás luminoso e poeira escura.

Catalogada como a M16, essa nebulosa de emissão reside a cerca de 6.500 anos luz e é visível com auxílio de binóculos na direção da constelação da Serpente (Serpens).

Essa fotografia cobre uma área de cerca de 80 anos luz de diâmetro em volta da nebulosa em questão. O icônico centro da Nebulosa da Águia tem sido o foco de vários esforços de observação tanto por telescópios terrestres como por observatórios orbitais.

Fonte

APOD: Nest of the Eagle Nebula – crédito da imagem©: Chris Hendren

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!