«

»

set 24

As Nebulosas da Alma e do Coração e o Aglomerado Duplo por Adrien Klamerius

http://apod.nasa.gov/apod/image/1609/AdrienK_heartsoulcluster_APOD2048.jpg

Nebulosas da Alma e Coração e o Aglomerado Duplo – crédito da imagem©: Adrien Klamerius

Esse rico campo estelar se espalha por quase 10 graus nos céus na direção das constelações boreais de Cassiopeia e Perseus.

A esquerda vemos a nuvem cósmica IC 1805/IC 1848, popularmente conhecida como as Nebulosas da “Alma e Coração” (Heart and Soul nebulae).

Fáceis de visualizar, à direita, estão os aglomerados estelares NGC 869 e NGC 884 também conhecidos como h Perseii e Chi Perseii ou apenas como “Aglomerado Duplo” (Caldwell 14).

A Alma e o Coração agregam aglomerados contendo jovens estrelas com cerca de 1 milhão de anos e têm um diâmetro de 200 anos luz, residindo a uma distância de 6 a 7 milhares de anos luz de nós.

De fato, “Alma e Coração”, são partes de um ativo complexo de formação estelar de grande porte que reside ao longo do braço espiral de Perseus da nossa Galáxia Via Láctea.

O “Aglomerado Duplo” está situado a aproximadamente a mesma distância da Nebulosa da Alma e do Coração. Separados por ‘apenas’ algumas centenas de anos luz, os aglomerados h e Chi Perseii estão fisicamente ligados e ambos têm uma idade estimada em cerca de 13 milhões de anos. Sua proximidade e idades similares sugerem que ambos são produtos do mesmo berçário estelar.

Fonte

APOD: Heart and Soul and Double Cluster – crédito da imagem©: Adrien Klamerius

._._.

1 menção

  1. Westerhout 5: dentro da ‘Alma’ da formação estelar por José Jiménez Priego (Astromet) » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] Nebulosa da Alma (IC 1848) reside a cerca de 6.500 anos luz na direção da constelação da mitológica Rainha da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!