Terzan 5: astrônomos do ESO descobrem relíquia fóssil rara da Via Láctea primordial

https://cdn.eso.org/images/large/eso1630a.jpg

Ao “espreitar” por entre as espessas nuvens de poeira do bojo galático, uma equipe internacional de astrônomos descobriu uma incomum mistura de estrelas num aglomerado estelar conhecido por Terzan 5. Os novos resultados indicam que Terzan 5 é de fato um dos blocos constituintes primordiais do bojo, muito provavelmente uma relíquia dos primórdios da Via Láctea. Esta imagem foi obtida pelo Multi-Conjugate Adaptive Optics Demonstrator (MAD), um sistema de ótica adaptativa protótipo usado para demonstrar a exequibilidade de diferentes técnicas no âmbito do conceito do E-ELT e de instrumentos de segunda geração para o VLT. As cores das estrelas são da imagem Hubble do mesmo campo estelar. Créditos: ESO/F. Ferraro

Com auxílio do Very Large Telescope do ESO e outros telescópios, uma equipe internacional de astrônomos descobriu um resto fossilizado da Via Láctea primordial, que contém estrelas com idades muito diferentes. Este sistema estelar é parecido com um aglomerado globular, mas ao mesmo tempo diferente dos outros aglomerados já conhecidos, pois contém estrelas muito similares às estrelas mais antigas da Via Láctea, ajudando-nos a fazer a ponte entre o passado e o presente da nossa Galáxia.

Terzan 5, situado a 19 mil anos-luz de distância na constelação de Sagitário em direção ao centro galático, tem sido classificado como um aglomerado globular desde há cerca de 40 anos, quando foi descoberto. No entanto, uma equipe liderada por astrônomos italianos acaba de descobrir que Terzan 5 é diferente de todos os outros aglomerados globulares conhecidos.

A equipe obteve dados com o instrumento Multi-conjugate Adaptive Optics Demonstrator [1] instalado no Very Large Telescope, assim como com uma série de outros telescópios colocados tanto no solo como no espaço [2]. Os pesquisadores encontraram fortes evidências da existência de dois tipos distintos de estrelas em Terzan 5, as quais não diferem apenas nos elementos que contêm, mas apresentam também uma diferença de idades de cerca de 7 bilhões de anos [3].

As idades das duas populações indicam que o processo de formação estelar em Terzan 5 não se processou de forma contínua, tendo sido dominado por dois períodos distintos de formação estelar.

 Davide Massari, co-autor do estudo, do INAF, Itália e da Universidade de Groningen, Holanda explicou:

Esta hipótese requer que o antecessor de Terzan 5 tenha tido enormes quantidades de gás para uma segunda geração de estrelas e tenha sido muito massivo, com pelo menos 100 milhões de vezes a massa do Sol.

A suas propriedades incomuns fazem de Terzan 5 o candidato ideal a um fóssil vivo dos primeiros dias da Via Láctea. Teorias atuais de formação galática assumem que vastos acúmulos de gás e estrelas interagiram para formar o bojo primordial da Via Láctea, fundindo-se e dissolvendo-se no processo.

Francesco Ferraro da Universidade de Bolonha, Itália, autor principal do estudo, destacou:

Pensamos que alguns restos destes acúmulos gasosos poderão ter permanecido relativamente imperturbados e que continuam existindo em nossa Galáxia. Tais fósseis galáticos permitem aos astrônomos reconstruir uma parte importante da história da nossa Via Láctea.

Apesar das propriedades de Terzan 5 serem incomuns para um aglomerado globular, são no entanto muito semelhantes à população estelar que se encontra no bojo galático, a região central altamente compacta da Via Láctea. Estas semelhanças poderão fazer de Terzan 5 uma relíquia fossilizada de formação galática, representando um dos mais antigos blocos constituintes da Via Láctea.

Esta suposição é reforçada pela massa original de Terzan 5 necessária à criação de duas populações estelares: uma massa semelhante à dos enormes acúmulos que se pensa terem formado o bojo durante a formação da Galáxia há cerca de 12 bilhões de anos atrás. De algum modo Terzan 5 conseguiu escapar de ser desfigurado por bilhões de anos, tendo sido preservado como um resto do passado distante da Via Láctea.

Esta descoberta abre assim o caminho para uma melhor e mais completa compreensão da formação de galáxias.

Francesco Ferraro comentou sobre a importância da descoberta:

Algumas das características apresentadas por Terzan 5 assemelham-se às detectadas nos acúmulos gigantes que observamos em galáxias com formação estelar a elevados desvios para o vermelho, sugerindo que semelhantes processos de formação ocorreram tanto no Universo local como no longínquo durante a época de formação galática. Terzan 5 poderá representar um elo intrigante entre o Universo local e o longínquo, uma testemunha que sobreviveu ao processo de formação do bojo galático.

Este trabalho fornece um possível caminho para que os astrônomos possam deslindar os mistérios da formação galática e oferece uma vista sem precedentes da complicada história da Via Láctea.

Este trabalho foi descrito num artigo científico intitulado “The age of the young bulge-like population in the stellar system Terzan 5: linking the Galactic bulge to the high-z Universe” de F. R. Ferraro et al., publicado em The Astrophysical Journal.

Notas

[1] O Multi-Conjugate Adaptive Optics Demonstrator (MAD) é um sistema de ótica adaptativa multi-conjugado protótipo que pretende demonstrar a exequibilidade de diferentes técnicas de reconstrução MCAO no âmbito do conceito do E-ELT e de instrumentos de segunda geração para o VLT.

[2] Os pesquisadores usaram também dados da Wide Field Camera 3 instalada a bordo do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA e da Câmera 2 de Infravermelho Próximo montada no Telescópio W. M. Keck.

[3] As duas populações estelares detectadas têm idades de 12 e 4,5 bilhões de anos, respectivamente.

Fonte

ESO: eso1630 — Astronomers Discover Rare Fossil Relic of Early Milky Way

._._.

1609-01515v1-the-age-of-the-young-bulge-like-population-in-the-stellar-system-terzan-5-linking-the-galactic-bulge-to-the-high-z-universe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!