O Norte e o Sul de Júpiter comparados, sob a lente da câmera JunoCam da espaçonave Juno

Uma larga e excêntrica órbita em loop trouxe Juno para bem perto de Júpiter em 27 de agosto de 2016.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1609/JunoCamJupiterNS2panelc.jpg

A medida que a espaçonave navegava em volta do planeta gigante, a câmera da sonda (JunoCam) capturou essas pristinas imagens diretas dos polos jovianos. Trata-se de uma notável mudança no ponto de vista usual na perspectiva equatorial, comumente observada pelos telescópios espaciais e por observatórios terrestres.

O lado iluminado pelo Sol da região do polo norte de Júpiter (à esquerda) foi fotografado a cerca de 125.000 quilômetros das nuvens no topo da atmosfera joviana, duas horas antes da aproximação máxima pela Juno do planeta gigante.

Uma hora depois do voo rasante da Juno sobre Júpiter, uma vista do polo sul foi obtida a partir de 94.500 quilômetros de distância.

Notavelmente distintas das zonas que alternam faixas coloridas brilhantes e cinturões escuros que criam anéis mais familiares nas regiões equatoriais em Júpiter, as nuvens polares jovianas parecem muito mais caóticas e manchadas pelos inúmeros sistemas de tempestades girando tanto no sentido horário e quanto no anti-horário.

Estão programadas mais 35 outros voos rasantes orbitais sobre Júpiter durante a totalidade da missão Juno.

http://www.spaceflightinsider.com/missions/solar-system/juno-spacecraft-sends-first-orbit-view-jupiter/

A JunoCam consiste de uma câmera e uma caixa com um sistema de processamento eletrônico. A caixa fica dentro da cofre de proteção contra radiação joviana da sonda Juno. Créditos: NASA / JPL-Caltech

Fonte

APOD: The North and South of Jupiter – crédito da imagem: NASAJPLJuno Mission

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!