NGC 1672: uma proeminente galáxia espiral barrada capturada pelo Hubble e processada por Steve Cooper

Muitas galáxias espirais têm barras cruzando seus núcleos. Os astrônomos julgam que até a nossa Galáxia Via Láctea também possui uma modesta barra central.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1609/NGC1672_HubbleCooper_1898.jpg

NGC 1672: Uma bela galáxia espiral barrada capturada pelo Hubble e processada por Steve Cooper

A galáxia espiral barrada NGC 1672 exibida na imagem em destaque foi capturada em alto nível de detalhes através do Telescópio Espacial Hubble. Na imagem são visíveis escuras raias de poeira filamentares, jovens aglomerados de majestosas estrelas azuis, nebulosas de emissão avermelhadas por causa do gás hidrogênio brilhando, uma longa e luminosa barra de estrelas cruzando o centro e um intenso núcleo ativo que provavelmente hospeda uma buraco negro supermassivo.

A luz emanada pela NGC 1672 leva cerca de 60 milhões de anos para nos atingir. Essa galáxia tem um diâmetro estimado em aproximadamente 75.000 anos luz.

NGC 1672 reside na direção da constelação de Dorado e tem sido estudada para se descobrir como a presença da barra em galáxias espirais contribui para a formação de estrelas em sua região central.

Fonte

APOD: NGC 1672: Barred Spiral Galaxy from Hubble – crédito da Imagem: Hubble Legacy ArchiveNASAESA; processamento ©: Steve Cooper

._._.

1104-1649v1-investigating-the-nuclear-activity-of-barred-spiral-galaxies-the-case-of-ngc-1672

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!