«

»

set 10

08 de setembro de 2016: o lançamento da espaçonave OSIRIX REX que vai explorar e enviar à Terra amostras do asteroide Bennu

http://apod.nasa.gov/apod/image/1609/av_orex_l1799201621907AM63_2048.jpg

Imsgem do lançamento da espaçonave OSIRIX REX que vai explorar e enviar à Terra amostras do asteroide Bennu

Antes do pôr-do-sol, na quinta-feira passada (08 de setembro de 2016), ocorreu o bem-sucedido lançamento da sonda robótica OSIRIS-REx, sob céus claros.

Na imagem de grande ângulo vemos o disparo do foguete Atlas V, partindo da plataforma de lançamento do Complexo 41 em Cabo Canaveral e ao fundo o Sol se pondo no horizonte.

OSIRIS-REx seguirá viagem para explorar um asteroide que tem o tamanho de uma montanha (484 ± 10 metros de diâmetro) chamado Bennu (1999 RQ36) e seu encontro está programado para 2018.

Contudo, na primeira fase da missão a espaçonave irá voltar ao nosso planeta para receber uma assistência gravitacional em uma manobra para acelerar a nave antes de prosseguir para a viagem até Bennu.

https://en.wikipedia.org/wiki/101955_Bennu#/media/File:Bennu_shape_model.gif

Compilação de imagens de radar do asteroide Bennu (à esquerda) e o modelo em 3D correspondente (à direita)

Após uma detalhada análise de Bennu, a sonda OSIRIS-Rex irá coletar uma amostra da superfície do asteroide em 2.020 e a enviará de volta para a Terra, a qual chegará aqui em 2.023.

https://en.wikipedia.org/wiki/File:OSIRIS-REx_artist_rendetion.jpg

Ilustração da sonda OSIRIS REx coletando uma amostra do asteroide Bennu.

Se tudo correr bem essa será a maior amostra coletada e trazida de volta à Terra por uma missão espacial desde o final da era Apollo em dezembro de 1972.

https://en.wikipedia.org/wiki/101955_Bennu

101955 Bennu – imagem em radar pelo Observatório de Arecibo

Para saber mais detalhes da missão leia: NASA vai lançar espaçonave que irá estudar e recolher amostras do asteroide Bennu

Fonte

APOD: The Launch of OSIRIS-REx – Crédito da imagem: United Launch Alliance

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!