«

»

set 09

M51: A galáxia do rodamoinho e além por Álvaro Ibáñez Pérez

http://apod.nasa.gov/apod/image/1609/M51Deep_Perez_2637.jpg

Imagem de campo profundo exibe M51 e além… – Crédito da imagem©: Álvaro Ibáñez Pérez

Se você está no hemisfério norte, então siga o braço da asterismo da Caçarola, para longe das estrelas da Frigideira, até que você alcance a última estrela brilhante do conjunto.

Então, a seguir, desloque seu telescópio para o sul e para oeste e você provavelmente encontrará esse inebriante par de galáxias em interaçãoa 51ª entrada no famoso catálogo de Charles Messier. Para entender melhor leia o artigo: O asterismo da Caçarola e o céu profundo por Lorand Fenyes

Provavelmente a maior galáxia da dupla NGC 5194 (M51) foi originalmente espiralada no passado, ou seja, possuía uma bem definida estrutura de braços de poeira, gases e estrelas.

Agora, seus braços espirais e faixas de poeira claramente rodopiam à frente de sua companheira, à esquerda, a galáxia NGC 5195.

O par em interação reside a cerca de 31 milhões de anos luz e oficialmente fica dentro das angulosas fronteiras da pequena constelação dos Cães de Caça ou Pegureiros (Canes Venatici).

Embora a M51 e sua companheira pareçam muito tênues e difusas quando observadas a olho nu, a imagem em destaque de longa exposição e campo profundo capturada em 2016 pelo astrofotógrafo Álvaro Ibáñez Pérez exibe muito da complexidade que efetivamente envolve a galáxia menor e mais tênue NGC 5195.

Completando o quadro, milhares de tênues pontos no plano de fundo são na verdade galáxias muito distantes do nosso Universo Observável. Confira abaixo!

https://c2.staticflickr.com/8/7298/27489179772_8752d57701_o.jpg

Fonte

APOD: The Whirlpool Galaxy and Beyond – Crédito da imagem©: Álvaro Ibáñez Pérez

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!