Meteoro das Perseidas espirala em frente a Nebulosa do Coração por Roger N. Clark

Afinal, o que esse meteoro está fazendo?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1609/SpiralMeteorHeart_Clark_1400.jpg

O meteoro das Perseidas em queda espiralada e a Nebulosa do Coração por Roger N, Clark

Dinamicamente, sua incomum, curta e assimétrica trilha pode sugerir que o grão de poeira remanescente do cometa periódico Swift-Tuttle está momentaneamente sofrendo uma ablação, gerando um caminho ligeiramente espiralado.

Em termos geográficos o meteoro está cruzando nos céus a Nebulosa do Coração (IC 1805 ou Sharpless 2-190), embora, na realidade, o corpo está dentro da atmosfera terrestre e assim estava um quatrilhão de vezes mais perto.

A imagem foi capturada em agosto de 2016 na noite do pico da chuva de meteoros Perseidas.

radiante das Perseidas, origem da chuva de meteoros, que reside na constelação de Perseus, está fora do quadro acima e à direita, na direção que o risco esverdeado do meteoro apontou.

Na realidade, o astrofotógrafo Roger N. Clark estava trabalhando para capturar a Nebulosa do Coração em uma sequência de 18 exposições de 1 minuto cada e inadvertidamente flagrou essa queda de meteoro em uma das imagens da composição. A trilha do meteoro é multicolorida uma vez que seu brilho emana dos diferentes componentes químicos altamente aquecidos pelo atrito do grão de poeira ao ser freado pela atmosfera.

Fonte

APOD: Spiral Meteor through the Heart Nebula – crédito da imagem©: Roger N. Clark

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!