«

»

set 04

Os sóis jovens da nebulosa NGC 7129 por Robert Gendler, Roberto Colombari, Eric Recurt e Adam Block

http://apod.nasa.gov/apod/image/1608/NGC7129-Subaru-Composite-L.jpg

Os sóis jovens da nebulosa NGC 7129 por Robert Gendler, Roberto Colombari, Eric Recurt e Adam Block (Dados adicionais: Telescópio Subaru)

Jovens sóis ainda residem dentro da poeirenta nebulosa NGC 7129, situada a cerca de 3.000 anos luz do Sol, na direção da constelação de Cepheus.

Enquanto essas estrelas ainda estão em tenra idade, com apenas alguns milhões de anos, provavelmente nosso Sol se formou em um berçário estelar similar há mais de 4,5 bilhões de anos.

O mais notável nessa aguçada imagem são as belíssimas nuvens de poeira cósmica azuladas as quais refletem as luzes das jovens estrelas nas proximidades.

No entanto, os compactos formatos crescentes em vermelho profundo também são indicares de estruturas estelares energéticas. Tratam-se dos objetos de Herbig-Haro, com sua forma e cor característica do gás hidrogênio brilhante gás em choque com os jatos emanados pelas estrelas recém nascidas.

Filamentos extensos mais pálidos com emissão avermelhada mesclados com as cores azuladas das nuvens são gerados pelos grãos de poeira que efetivamente convertem a radiação ultravioleta estelar invisível para o vermelho visível através do processo denominado fotoluminescência.

No futuro distante a nuvem do gás natal da região será dispersada e as estrelas irão derivar para longe de suas origens, à medida que o aglomerado estelar aberto navega em órbita do centro da Via Láctea.

O processamento desta notável paisagem composta revelou veios tênues vermelhos de emissão acima e à direita. Eles foram reconhecidos recentemente como uma provável remanescente de supernova que está atualmente sendo analisada por Bo Reipurth (Universidade do Havaí). O cientista obteve os dados através do Telescópio Subaru.

Na distância de estimada onde se localiza a nebulosa NGC 7129, essa visão telescópica cobre uma área de 40 anos luz.

Fonte

APOD: Young Suns of NGC 7129 – Créditos da Imagem©: Robert GendlerRoberto ColombariEric RecurtAdam Block – Dados adicionais: Subaru (NAOJ)

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!