Enquanto isso, há 47 anos…

http://www.slate.com/blogs/bad_astronomy/2014/07/20/apollo_11_anniversary_45_years_sine_that_one_small_step.html

Há 47 anos o homem caminhava pela primeira vez na Lua. Crédito: NASA

Neil Armstrong precisou dar um salto de um metro do último degrau da escada até o protetor das patas do Módulo. Dali Armstrong estava apenas a dois centímetros de pisar na superfície lunar propriamente dita. Parou no suporte por um momento, testando o chão com a ponta de suas botas, antes de finalmente pisar no solo e dizer a frase épica da Era Espacial:

É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade.

http://en.wikipedia.org/wiki/Vjesnik

Capa do jornal VJESNIK (Zagreb, Croácia – 22 de julho de 1969)

Capa do New York Times em 21 de julho de 1969

Capa do New York Times em 21 de julho de 1969

Capa do jornal Politiken

Capa do jornal Dinamarquês Politiken em 21 de julho de 1969

http://www.theguardian.com/world/richard-adams-blog/2011/apr/02/guardian-us-expansion-new-york

Capa do The Guardian (Londres, Inglaterra, 21 de julho de 1969)

No vídeo original completo abaixo vemos como foi ao ar em julho de 1969 a missão lunar extra-veicular. O vídeo mostra os astronautas da Apollo 11 realizando uma sequencia de tarefas durante a atividade extra-veicular (EVA – Extra Vehicular Activities). Aqui podemos ver como se deram as operações na superfície da lua. O EVA durou cerca de 2,5 horas, com todas as atividades científicas sendo concluídas de forma satisfatória.

O EVA da Apollo 11 começou às 22:39:33 EDT, 20 de julho de 1969, quando o astronauta Neil Armstrong saiu da nave espacial pela primeira vez. Ao descer, Armestrong lançou o Modularized Equipment Stowage Assembly no estágio de descida do Módulo Lunar. A câmera posicionada sobre este módulo forneceu a cobertura televisiva ao vivo do primeiro passo do homem na lua. Por isso, em seu primeiro e único EVA, os astronautas tinham muito que fazer em um curto espaço de tempo.

Durante esta primeira visita à Lua, os astronautas permaneceram dentro de uma região de até 100 metros de distância do módulo lunar. Os astronautas coletaram cerca de 47 quilos de amostras de material lunar e implantaram quatro experimentos científicos. Depois de passar cerca de 2 horas e 31 minutos na superfície, os astronautas terminaram o EVA em 01:11:13 EDT em 21 de julho, 1969, voltando ao Módulo Lunar, para se preparar para o retorno ao espaço.

Imagem em zoom (2x) mostra a base no mar da Tranquilidade - Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Imagem em zoom (2x) mostra a base da Apollo 11 no mar da Tranquilidade, capturada em 2009 pela sonda robótica LRO. O pixel branco no centro é o módulo lunar Eagle. A seta  central sem legendas marca a trilha com as pegadas dos astronautas – Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Foto da missao Apollo 11 mostra o equipamento PSE em primeiro plano e o LRRR atrás, além da câmera de TV no horizonte atrás da bandeira americana. NASA Photo: AS11-40-5948

Foto da missao Apollo 11 mostra o equipamento PSE em primeiro plano e o LRRR atrás, além da câmera de TV no horizonte atrás da bandeira americana. NASA Photo: AS11-40-5948

LROC: a segunda olhada no local de pouso da Apollo 11 na Lua. Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

LROC: a segunda olhada no local de pouso da Apollo 11 na Lua em 2009. A esquerda o módulo lunar Eagle, os equipamentos deixados na lua (LRRR e PSE) e a cratera Little West. À direira a cratera West. Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Para saber mais:

High quality footage of that One Small Step

From the Earth to the Moon to the Earth

Apollo 11 in the news [capas de jornais da época]

._._.

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • CLÁUDIO GOMES DOS SANTOS em 22/08/2017 às 19:55
    • Responder

    O TAMANHO DA TERRA NA FOTO “LRO RETRATA A TERRA ‘NASCENDO’ NO HORIZONTE LUNAR” É MUITO DIFERENTE DO TAMANHO DA TERRA QUE APARECE NA FOTO TIRADA PELOS ASTRONAUTAS QUANDO LÁ ESTIVERAM EM SUA PRIMEIRA MISSÃO ESPACIAL. QUAL A RAZÃO PARA TANTA DISCREPÂNCIA?

      • ROCA em 23/08/2017 às 22:46
        Autor

      Cláudio,
      As fotos foram tiradas por câmeras diferentes (com lentes e objetivas com configurações distintas, ou seja, distâncias focais diferentes, diafragmas diferentes, etc etc etc…), em distâncias diferentes e também em ângulos diferentes. Explicou?

      Pegue sua câmera com zoom e tire várias fotos da nossa Lua com diferentes ajustes no zoom… o que você vai capturar? Fotos muito diferentes da Lua…

      Além disso, escrever em maiúsculas dá impressão que você está “GRITANDO”. Não vejo necessidade disso para fazer um comentário… Leia por favor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta#Regras

      \o/

  1. Olá, Ricardo e amigos. Há pessoas, a minoria, mas que não acreditam na ida do homem à Lua. Respeito tais opiniões (bem como crença em deuses etc), mas apresento, dentre diversos argumentos irrefutáveis, os refletores colocados nas missões que nos trazem a exatidão da distância e afastamento da Lua (cerca de 3cm/ano) e as imagens da LRO feitas em 2009, aí dispostas. Eles foram os 3 heróis do fim da década de 60. Infelizmente Armstrong já faleceu, mas nunca será esquecido. Quais serão, e quando veremos em Marte, nossos 3 heróis? Tá demorando, hein. Tem a missão de 2018 com um casal, mas só vão orbitar – imagina a aflição: ver ali há 100 km, a superfície marciana e não pousar. E há a missão depois de 2030 – haja paciência! (Risos) Abraços.

      • Gustavo em 27/07/2014 às 19:56

      Olá pessoal,

      Creio que iremos pousar antes em uma das luas de Marte antes do planeta.

      Abraços.

    1. Normalmente os que falam que o homem não foi a lua usam como fato de não termos tecnologia avançada na época, mas os mesmos que falam isso falam que tínhamos uma tecnologia de ponta para fazer uma montagem e transmitir ao vivo, completamente contraditório, mas vai entender…..

      • ROCA em 21/07/2015 às 07:57
        Autor

      Não tínhamos tecnologia para falsear vídeos, mas tínhamos tecnologia para mandar naves a Lua. Esses são os fatos.

      • Cláudio em 25/09/2017 às 10:08

      Kkkkkkk… o que é mais fácil fazer: “falsear” vídeos ou enviar o homem pra Lua??? Acho que é mais fácil enviar o homem pra Lua, né?… comparaçãozinha sem proporção…

      • ROCA em 30/09/2017 às 09:58
        Autor

      Cláudio,

      Não é uma ‘comparação sem proporção’, muito ao contrário.

      A tecnologia de vídeo dos anos 1960-70 não permitia falsificar ou forjar vídeos, como conseguimos facilmente hoje. A tecnologia de produzir ‘imagens por vídeo’ era extremamente atrasada, se comparada com o que temos hoje.

      Assista a ótima explicação do produtor e diretor da Postwar Media, S G Collins, sobre o tema, nesse post:

      http://www.astropt.org/2014/06/04/por-que-a-farsa-da-ida-a-lua-nunca-poderia-ter-sido-produzida/

      No entanto, tínhamos ampla capacidade tecnológica, vontade (estimulada pela guerra fria) e dinheiro para mandar o homem à Lua, e foi isso que aconteceu.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!