«

»

jul 10

Quando a Lua se encontra com Júpiter por Cristian Fattinnanzi

O que está ao lado na Lua nessa imagem? O planeta Júpiter e suas quatro maiores luas.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1607/MoonJupiter_Fattinnanzi_2048.jpg

Quando a Lua se encontra com Júpiter por Cristian Fattinnanzi

Os observadores dos céus em volta do planeta Terra apreciaram essa conjunção entre a Lua e Júpiter nos céus da madrugada de 15 de julho de 2012.

Enquanto muitos viram o brilhante Jupiter ao lado do delgada Lua minguante, os europeus também tiveram a oportunidade de assistir o planeta gigante gasoso ir para trás do disco lunar, ocultado pela Lua, a medida que deslizava nos céus durante a noite.

Nesse panorama celeste nuvens ameaçavam essa visão telescópica registrada em Montecassiano, Itália. Mesmo assim, o astrofotógrafo Cristian Fattinnanzi conseguiu  ainda capturar Júpiter depois de surgir a partir da ocultação, juntamente com suas quatro grandes luas Galileanas.

A Lua minguante iluminada pelo Sol está superexposta com o lado noturno lunar fracamente iluminado pelo brilho da própria Terra.

Alinhados da esquerda para a direita além do limbo lunar escuro estão Calisto, Ganimedes, Júpiter, Io e Europa. Na verdade, três dessas quatro luas (Calisto, Ganimedes e Io) são maiores do que a Lua da Terra, enquanto a Europa é apenas um pouco menor.

Na semana passada, em 4 de julho de 2016, a sonda Juno da NASA tornou-se a segunda espaçonave a orbitar Júpiter.

Fonte

APOD: Moon Meets Jupiter – crédito da imagem©: Cristian Fattinnanzi

._._.

Deixe uma resposta