«

»

jul 06

As nuvens cósmicas coloridas de Rho Ophiuchi por Tom Masterson

http://apod.nasa.gov/apod/image/1607/RhoOph_Masterson_2048.jpg

As nuvens cósmicas coloridas de Rho Ophiuchi por Tom Masterson

As diversas cores espetaculares das nuvens de Rho Ophiuchi destacam os diversos processos que por lá ocorrem.

As regiões de tonalidade azul brilham primariamente pela reflexão da luz. A luz azul da estrela Rho Ophiuchi e das demais estrelas vizinhas são refletidas mais eficientemente nessa porção da nebulosa que os tons de vermelho. Pelas mesmas razões, os céus durante o dia aqui na Terra são azulados.

As regiões avermelhadas e amareladas brilham nesses tons principalmente por causa da emissão pelos gases atômicos e moleculares.

A luz emanada pelas estrelas da vizinhança, mais energéticas que a brilhante estrela Antares, fazem com que os elétrons sejam expulsos das moléculas dos gases, ionizando-as. O gás ionizado então reluz quando os elétrons livres recombinam com os íons.

As regiões escuras em tons de marrom são formadas por grãos de poeira cósmica, criados em atmosferas de estrelas jovens, os quais efetivamente bloqueiam a luz emitida pelas próprias estrelas atrás delas.

As nuvens estelares de Rho Ophiuchi, situadas bem em frente do aglomerado globular M4 (também visível aqui no topo e à direita da imagem) são de fato muito mais coloridas que os humanos podem ver. Afinal, as nuvens emitem radiação em na maioria dos comprimentos de onda desde o rádio até raios gama.

Fonte

APOD: The Colorful Clouds of Rho Ophiuchi – crédito da imagem©: Tom Masterson

._._.

1 menção

  1. Marte à frente das nuvens cósmicas de Rho Ophiuchi por Sebastian Voltmer » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] O astrofotógrafo Sebastian Voltmer capturou o planeta vermelho nessa posição em 26 de agosto de 2016, quando estava distante a 7 minutos-luz da Terra e bem próximo da linha de visão da brilhante estrela Antares e do colorido complexo de nuvens Rho Ophiuchi. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!