NGC 4321: a majestosa galáxia espiral M100 capturada pelo Hubble e processada por Judy Schmidt

http://apod.nasa.gov/apod/image/1502/m100_hubble_4060.jpg

M100 – a galáxia espiral “Grand Design” processada por Judy Schmidt

Majestoso em uma verdadeira escala cósmica, esse “Universo-Ilha” é apropriadamente classificado como uma galáxia espiral do tipo “Grand Design” [1].

Trata-se de uma portentosa galáxia com mais de 100 bilhões de estrelas com braços espirais bem definidos, em estruturas similares as da nossa galáxia Via Láctea, as da galáxia do Cata-Vento (M101) e as encontradas na galáxia do Rodamoinho (M51).

M100 (NGC 4321) é um dos membros mais luminosos do aglomerado de galáxias de Virgem (Virgo), residente a cerca de 56 milhões de anos luz na direção da constelação de Coma Berenices.

A imagem em destaque do Hubble Space Telescope da M100 foi capturada em 2009 e revela azuis aglomerados estelares brilhantes e intricadas faixas de poeira enroscadas que são os grandes marcos dessa classe de galáxias.

Estudos das estrelas variáveis na M100 têm fornecido importantes contribuições na determinação do tamanho e idade do Universo.

Se você souber exatamente onde olhar, conseguirá encontrar um pequeno ponto que consiste em um eco de luz remanescente de uma ofuscante supernova que foi registrada antes na foto abaixo obtida em 23 de fevereiro de 2006 pelo instrumento FORS do VLT no ESO:

http://apod.nasa.gov/apod/image/0603/m100_vlt_big.jpg

Nota

[1] Uma galáxia espiral “grand design spiral galaxy” é uma categoria de galáxia espiral com proeminentes e bem definidos braços espirais, em contraste com as galáxias com múltiplos espirais em flocos (flocculent), com sub estruturas espirais repletas de sub-ramos característicos. Os braços espirais de uma galáxia “grand design” se estendem claramente em volta da galáxia por vários radianos e podem ser observados claramente em uma grande fração do diâmetro da galáxia. Segundo os dados de 2002, as galáxias “grande design” constituem cerca de 10% das galáxias espirais conhecidas. Esse seleto grupo inclui a M81M51M74M100 e a M101.

Fontes

Geckzila.com – a arte de Judy Schmidt: M100 (2014)

APOD: M100: A Grand Design Spiral Galaxy – crédito da imagem: Hubble Legacy ArchiveNASAESA – Processamento e LicençaJudy Schmidt

._._.

2 menções

  1. […] Ainda assim, para os astrônomos, a NGC 3621 não tem sido apenas outra belíssima galáxia com uma de suas faces voltada para nós. […]

  2. […] assim, depois de se encantar com esta “Grand Design Spiral Galaxy” [1], observe uma pletora de distantes galáxias no plano de fundo desse panorama cósmico, […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!