17 de junho de 1997 – Nas entranhas do maior complexo de equipamentos óticos já construído

17 de junho de 1997

Não Há Dia Sem História

Nas entranhas do maior complexo de equipamentos óticos já construído

eso9715a ISAAC & SOFI

ISAAC & SOFI (ESO)

No dia 17 de junho de 1997, há 19 anos, o European Southern Observatory (ESO) publicava esta imagem de suas oficinas em Gerschin, Alemanha. Na foto, dois grandes instrumentos astronômicos para detecções em infravermelho são inspecionados antes de serem enviados para os observatórios no Chile.

ISAAC

O maior, em primeiro plano ISAAC (Infrared Spectrometer And Array Camera), é destinado para o VLT (Very Large Telescope), no Observatório do Paranal, onde será usado para fazer duplas imagens de infravermelho e espectros de onda de até 5 micrômetros (cerca de sete vezes mais do que pode ser visto pelo olho humano).

Para ter sensibilidade máxima do sistema óptico, ele é alojado na cápsula de vácuo grande, vista na foto (com diâmetro de cerca de 1,7 m) e resfriado a uma temperatura de -200 º C. Embora o ISAAC destine-se a observações de praticamente todos os tipos conhecidos de objetos desde o sistema solar até os quasares, um dos principais objetivos científicos é a detecção de galáxias primordiais, cuja luz se apresenta na região do infravermelho pela expansão do Universo desde o Big Bang.

SOFI

O instrumento menor (no fundo), que é conhecido como SOFI , é semelhante, mas é restrito a menores comprimentos de onda infravermelhos e será montado no NTT (New Technology Telescope) do ESO no observatório de La Silla até o final de 1997.

Embora menos sensível, devido ao menor tamanho (3,5 m) do telescópio, esse instrumento tem um maior campo de visão, o que será útil para localizar galáxias distantes e outros objetos que podem, depois, ser estudados mais detalhadamente com ISAAC no VLT.

O Pesquisador Principal do ISAAC e do SOFI foi o astrônomo do ESO Alan Moorwood.

Milton W,

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!