«

»

jun 15

GW151226: Nova detecção pelo LIGO de ondas gravitacionais

Um novo céu está se tornando visível.

Quando olhamos os céus nós vemos o que aparece irradiado pela luz, ou seja, as radiações eletromagnéticas.

No entanto, recentemente a humanidade começou a observar um novo tipo de radiação: os efeitos das ondas gravitacionais.

Hoje, 15 de junho de 2016, a colaboração LIGO reportou a detecção de GW151226, o segundo evento confirmado das radiações gravitacionais desde o primeiro detectado, o GW150914, registrado três meses antes.

Como a nomenclatura indica o objeto GW151226 foi registrado em 26/12/2015. O evento foi observado simultaneamente pelas duas instalações do LIGO em Washington e LouisianaEUA.

No vídeo em destaque, um gráfico animado demonstra como a frequência do evento GW151226 se alterou ao longo do tempo durante a medição realizada em Hanford, o detector de Washington.

Esse sistema emissor de GW sugere a presença de dois buracos negros em fusão com massas iniciais de cerca de 14 e 8 vezes a massa solar e rum desvio para o vermelho z ~ 0,09, significando, se correto, que a radiação gravitacional levou cerca de 1,4 bilhões de anos para nos atingir.

Note que tanto o brilho quanto a frequência nos gráficos (aqui mapeada pelo som) da radiação gravitacional apresenta picos durante o último segundo do fenômeno de fusão de buracos negros.

Uma vez que os observatórios LIGO continuam a operar, à medida que sua sensibilidade cada vez se torna mais apurada e quando outros detectores de ondas gravitacionais se tornarem ativos no próximos anos, uma nova realidade nos céus irá certamente mudar entendimento humano do Universo.

Fonte

APOD: GW151226: A Second Confirmed Source of Gravitational Radiation – créditos da ilustração e animação: LIGONSF

Artigo Científico

GW151226: Observation of Gravitational Waves from a 22-Solar-Mass Binary Black Hole Coalescence

._._.

LIGO-P151226_Detection_of_GW151226-Observation-of-Gravitational-Waves-from-a-22-Solar-Mass-Binary-Black-Hole-Coalescence

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!