«

»

jun 15

A noite em Vênus em infravermelho observada pela sonda orbital japonesa Akatsuki

Por que Vênus é tão diferente da Terra?

http://apod.nasa.gov/apod/ap160607.html

Vênus em infravermelho pela sonda da JAXA Akatsuki

Para ajudar a explicar isso, a JAXA (agência espacial japonesa), lançou a espaçonave robótica Akatsuki, a qual entrou em órbita em volta de Vênus em dezembro de 2015 após uma aventura cheia de emoções de cinco anos ao longo do Sistema Solar interior.

O vídeo abaixo explica sobre a longa jornada da sonda:

Embora a sonda Akatsuki já esteja além do seu tempo de vida planejado, tanto a espaçonave quanto seus instrumentos estão operando tão bem que a sua missão foi restabelecida.

A imagem em destaque, capturada pela Akatsuki em maio de 2016, mostra o planeta Vênus na radiação do infravermelho, exibindo uma surpreendente quantidade de sua estrutura atmosférica no lado noturno.

faixa vertical do terminador alaranjada entre o dia e a noite venusiana é bem larga por que a luz solar é bastante difundida pela espessa atmosfera de Vênus.

Também conhecida como o Orbitador Climático de Vênus, a sonda robótica Akatsuki possui câmeras e instrumentos que estão investigando fatos desconhecidos sobre o mais quente dos planetas do Sistema Solar. Tais atividades incluem avaliar se seus vulcões permanecem ativos, os raios que ocorrem em sua densa atmosfera e as razões pelas quais os ventos atmosféricos têm velocidades que excedem enormemente a lenta rotação desse enigmático planeta.

Fonte

APOD: Night on Venus in Infrared from Orbiting Akatsuki – crédito da imagm©: ISASJAXA

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!