As nebulosas do Pelicano e da América do Norte por Ezequiel Etcheverry

http://apod.nasa.gov/apod/image/1606/PelicanNorthAmerica_Etcheverry_3232.jpg

As nebulosas do Pelicano e da América do Norte por Ezequiel Etcheverry

Aqui vemos ‘formatos familiares’ em localizações ‘não familiares’.

Na esquerda se vê a nebulosa de emissão catalogada como NGC 7000, particularmente famosa, pois lembra o mapa do continente da América do Norte.

A região de emissão à direita da Nebulosa América do Norte é IC 5070, também conhecida por suas sugestivas formas como a Nebulosa do Pelicano.

Separadas por uma obscura nuvem de poeira cósmica escura, as duas nebulosas brilhantes residem a 1.500 anos-luz de distância do Sol. Nessa distância o campo de visão coberto pela imagem cobre uma área de 100 anos luz.

Essa espetacular paisagem cósmica combina imagens usando filtros de banda estreita para dar destaque às brilhantes frentes de ionização com os detalhes refinados das silhuetas de formas escuras e poeirentas.

As emissões dos elementos hidrogênioenxofreoxigênio foram capturadas em faixas estreitas e a esses elementos foram atribuídas cores específicas, cientificamente.

Essas nebulosas podem ser visualizadas através de binóculos ou pequenos telescópios, desde que o observador se situe em locais escuros, ou seja, sem poluição luminosa.

Fonte

APOD: The North America and Pelican Nebulas – crédito da imagem©: Ezequiel Etcheverry

._._.

2 menções

  1. […] perfil reconhecível da Nebulosa do Pelicano reside a quase 2.000 anos luz na direção da constelação de Cygnus (O […]

  2. […] Nebulosa da América do Norte (North America Nebula) propriamente dita (NGC 7000) reside a cerca de 1.500 anos luz de distância do […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!