«

»

jun 12

12 de junho de 1967 – Lançamento da sonda Vênera 4

12 de junho de 1967

Não Há Dia Sem História

Lançamento da sonda Vênera 4 (Венера-4)

Ilustração da descida da sonda soviética Vênera 4 em Vênus

Ilustração da descida da sonda soviética Vênera 4 em Vênus

No dia 12 de junho de 1967, há 49 anos, um foguete da classe R-7, modelo Molniya 8K78M foi lançado do complexo LC1 do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Ele conduzia uma nave não tripulada soviética com massa de 1.104 kg, denominada Vênera 4. A nave se afastou da Terra, descendo em direção ao Sol, e interceptou a trajetória de Vênus no dia 18 de outubro, lançando uma cápsula que penetrou na densa atmosfera venusiana e coletou dados sobre pressão, temperatura e presença de hidrogênio e oxigênio, entre outros. Os dados foram transmitidos para a Terra via rádio em banda DM. A Vênera 4 foi a primeira sonda a realizar trabalhos dentro da atmosfera de outro planeta.

O programa Vênera foi um dos mais vastos projetos de sondagem planetária já realizados.

Abaixo vemos uma imagem da sonda Vênera 1. Nota-se a prioridade para a antena de rádio.

Vênera 1

Vênera 1

Vênera 1 foi lançada pela União Soviética em 12 de fevereiro de 1961. Era denominada Estação Interplanetária Automática Vênus 1, Vênera 1. Media pouco mais de 2 metros de comprimento e pesava pouco menos de 650 kg. O contato foi perdido no dia 19 de fevereiro, apenas uma semana depois do lançamento.

Abaixo a temos uma foto da sonda Vênera 2, cujo contato foi perdido:

Vênera 2 - o contato perdido...

Vênera 2 – o contato perdido…

Vênera 2, lançada em 12 de novembro de 1965, por um míssil SS 6 modificado, já pesava um pouco mais, 963 kg, e carregava um aparato de TV e mais instrumentos científicos. Em 27 de fevereiro de 1966 ela passou a 24 mil km de Venus, mas o seu sistema de transmissão já havia deixado de funcionar.

A sonda Vênera 3, na imagem abaixo, pousou em Vênus, mas a elevada pressão e temperatura já haviam-na inutilizado:

A sonda Vênera 3 conseguiu pousar em Vênus, mas o calor e a pressão venusianos a destruíram...

A sonda Vênera 3 conseguiu pousar em Vênus, mas o calor e a pressão venusianos a destruíram…

Vênera 3 alcançou o planeta em 1 de março de 1966, mantendo contínuo contato radiofônico com a Terra, mas este contato foi perdido logo antes da entrada da sonda na atmosfera do planeta. A Venera 3 tornou-se o primeiro objeto humano a pousar em outro planeta – embora este pouso não tenha sido controlado. A sonda possuía um corpo cilíndrico com uma espécie de redoma no topo, com uma altura total de cerca de 2 m, e havia dois painéis solares laterais de dimensões relativamente pequenas. Uma antena grande (mais de 2 m de diâmetro), de alto ganho, era a responsável pela recepção dos sinais de controle, e uma antena linear longa transmitia os sinais à Terra. Os instrumentos científicos da nave incluíam um magnetômetro, detectores de íons, detectores de micrometeoritos e radiação cósmica. A redoma no topo da nave continha uma esfera pressurizada que continha as insígnias soviéticas, e era projetada para flutuar nos presumíveis oceanos de Vênus, após o pouso (a nave não continha retrofoguetes).

._._.

2 comentários

  1. migueljrarts.blogspot.com

    Boa tarde. A união soviética investiu muito nesse projeto e foi persistente (o projeto encerrou-se com a Venera 16 em 1983) – aprecio a iniciativa. A venera 9, por exemplo, foi a primeira a tirar uma foto em preto e branco de Vênus, em outubro de 1975 – a coitada foi esmagada e corroída cerca de 2 horas depois de pousar. Antes pensavam que esse planeta tinha clima e floresta tropical, mas a revelação de uma pressão de 90 vezes a nossa, e quase 500° C de temperatura, nos decepcionou. Alguns acreditam que há vida microbiana nas nuvens. Em todo caso, ele é parecido com a Terra. Abraços.

  2. Muito bom! Gostaria de conhecer mais sobre os projetos Russos. É uma memoria que deve ser preservada!

    Podia ter uma aba “Projetos memoráveis”
    Genial valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!