«

»

jun 10

NGC 6888: a Nebulosa Crescente por Michael Miller e Jimmy Walker

http://apod.nasa.gov/apod/image/1606/NGC-6888-6-3-16MillerWalker2048.jpg

NGC 6888: a Nebulosa Crescente – crédito da imagem©: Michael Miller e Jimmy Walker

A Nebulosa Crescente (NGC 6888) é uma bolha cósmica de 25 anos luz de diâmetro, insuflada por ventos emanados pela sua massiva e energética estrela central.

Este preciso retrato telescópico usa dados em banda estreita que isola a luz irradiada pelos átomos de hidrogênio e oxigênio presentes na nebulosa soprada pelo vento estelar. Os átomos de oxigênio produzem o matiz azul-esverdeado que parece encobrir as dobras detalhadas e os filamentos da nebulosa.

Visível dentro da nuvem cósmica a estrela central da NGC 6888 é classificada como uma estrela de Wolf-Rayet (WR 136).

A WR 136 está expulsando suas camadas externas gerando um fortíssimo vento estelar, ejetando para o espaço o equivalente a massa do nosso Sol a cada 10.000 anos.

As estruturas complexas de nebulosa são provavelmente o resultado da violenta interação entre o vento estelar com o material previamente ejetado, em eras anteriores.

Queimando seu combustível através dos processos de nucleossíntese em uma velocidade prodigiosa, a estrela de Wolr-Rayet WR 136 se encontra próxima do fim de sua vida como uma estrela e se aproxima do seu glorioso epílogo para gerar uma espetacular explosão de supernova.

Encontrada na constelação rica em nebulosas de Cygnus (o Cisne), a NGC 6888 dista cerca de 5.000 anos luz da Terra.

Fonte

APOD: NGC 6888: The Crescent Nebula – crédito da imagem©: Michael MillerJimmy Walker

._._.

Deixe uma resposta