«

»

jun 03

03 de junho de 1965 – O primeiro passeio de um americano no espaço

Não Há Dia Sem História
03 de junho de 1965
Edward White – primeiro americano em atividade extra veicular

http://apod.nasa.gov/apod/ap150606.html

Edward White foi o primeiro americano livre no espaço, saindo para fora da Gemini 4 em 03 de junho de 1965

Em 03 de junho de 1965, há 51 anos, o astronauta Edward White saiu da espaçonave em órbita Gemini 4 para o espaço sideral e se tornou no primeiro astronauta americano a andar no espaço. [1]

White foi capturado nesta foto tomada pelo comandante James McDivit de dentro da cápsula enquanto White flutuava sobre o Oceano Pacífico durante a terceira órbita da Gemini 4.

https://en.wikipedia.org/wiki/Extravehicular_activity

Ed White passeando pelo espaço no primeiro EVA americano.

O planeta Terra, a espaçonave e o cabo estão refletidos no dourado visor do capacete de White, que segura um dispositivo para manobras através de descargas de gás, na sua mão direita.

Embora o gás do dispositivo de manobra tenha acabado 3 minutos apenas depois do início da manobra, ele continuou a flutuar retorcendo seu corpo e puxando o cabo de retenção pelos restantes 23 minutos da longa Atividade Extra Veicular.

White depois descreveu seu passeio histórico como a mais confortável etapa da missão e completou que a ordem que recebeu para voltar a Gemini 4 como o “momento mais triste” de sua vida.

Nota

[1] O primeiro homem a realizar uma atividade extra veicular foi o cosmonauta soviético Aleksei Leonov, no dia 18 de março de 1965, quando ele saiu da nave Voskhod 2 para a primeira caminhada espacial da história.

Fonte

APOD: Into the Void – Créditos: NASAGemini Project, James McDivitt

._._.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!