«

»

maio 30

Simulação computacional cosmológica mostra a evolução das galáxias no Universo

Como o Universo evoluiu depois dos seus primórdios?

Para ajudar o nosso entendimento, cosmologistas computacionais trabalharam junto com a NASA para produzir esse vídeo de animação em ‘time-lapse’ demonstrando uma simulação computacional de uma parte do Universo. Essa simulação cobre uma região equivalente a 100 milhões de anos luz e se inicia 20 milhões de anos após o Big Bang, executada até o tempo atual.

Após um início ‘suave’ a gravidade cria agrupamentos de matéria para formar as primeiras galáxias que imediatamente começam a interagir entre si. Logo, muitas das galáxias se condensam em longos filamentos enquanto outras violentamente se fundem em enormes e aquecidos aglomerados de galáxias.

A investigação dos atributos e parâmetros potenciais do Universo em simulações computacionais como essa tem ajudado no desenho do projeto de engenharia do futuro do poderoso telescópio espacial JWST (James Webb Space Telescope), cujo lançamento está planejado para o final de 2018.

Fonte – APOD: Galaxy Evolution Tracking Animation – créditos: Donna Cox (AVL NCSA/U. Illinoiset al.NASA‘s GSFCAVLNCSA

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!