30 de maio de 1971 – Lançamento da Mariner 9: o início da conquista de Marte

Não Há Dia Sem História

30 de maio de 1971

Lançamento da Mariner 9: o início da conquista de Marte

Lançamento do foguete Atlas I CENTAUR que levou a sonda Mariner 9

Lançamento do foguete Atlas I CENTAUR que levou a sonda Mariner 9

No dia 30 de maio de 1971, há 45 anos, um foguete Atlas-Centauro foi lançado da plataforma LC36B de Cabo Canaveral, às 22h23min (de Greenwich), conduzindo uma sonda de 974 Kg, denominada Mariner 9, destinada a entrar em órbita do planeta Marte. A separação do foguete impulsionador ocorreu 13 minutos após a partida, às 22h36min, e quatro minutos mais tarde os painéis solares se abriram. Às 02h36min de 31 de maio ocorreu a assimilação de Canopus e a sonda seguiu em navegação para Marte. Em 5 de junho foi feita uma correção na navegação e no dia 14 de novembro a Mariner 9 chegou ao seu destino, nas proximidades de Marte, após um voo de 167 dias.

Mariner 9

A sonda entrou numa órbita bastante excêntrica, de 12,5 horas de duração e periélio de 1398 km, enviou 54 bilhões de bites de dados, mais de 7 mil imagens e só parou de enviar informações em 27 de outubro do ano seguinte, 1972.

Imagem de Noctis Labyrinthus enviada pela Mariner 9

Imagem de Noctis Labyrinthus enviada pela Mariner 9

Outras sondas já haviam passado por Marte e enviado algumas imagens. O trabalho da Mariner 9, porém, foi o primeiro contato mais prolongado do homem com um outro planeta e a quantidade de dados resgatada era inédita. Contudo, a chegada à Lua ainda era o grande “show” da astronáutica naquele início da década de 70; a Apollo 14 acabara de retornar da Lua, em fevereiro, e as Apollos 15, 16 e 17 ainda absorveriam praticamente toda a atenção popular até dezembro de 1972. Era uma época de transição entre a fase espalhafatosa da ida à Lua transformada em “conquista do espaço”, com toda sua mística e sua propaganda, e a fase seguinte, de sondagens e pesquisas, que não tinham apelos populares ou imagens de impacto.

De fato, as fotos de Marte tiradas pela Mariner 9, embora fantásticas para a época, não podiam competir com as imagens de alta qualidade que vinham da Lua, vejam abaixo, para comparação:

Caldeira central do Monte Olympus em Marte pela Mariner 9

Caldeira central do Monte Olympus em Marte pela Mariner 9

Apollo 15 – O Lunar Rover e o astronauta Irwin

Missão Apollo 15 – O Lunar Rover e o astronauta Irwin

._._.

2 comentários

  1. Olá, meu nome é Jhonatan Pinhatar Cruz queria deixar bem claro a todos do site que adoro esse site e tudo que o faz tão bom para estudos e aprendizagem.
    Bom eu acho que ja estou crake em Ciências com tanta coisa que aprendi nesse site.até passei prara minha Profª de Ciências.
    Um beijo Profª Mara, a senhora é a melhor Profª de Ciências que ja tive.
    Um grande beijo e um abraço a todos

      • ROCA em 15/03/2012 às 12:23

      Obrigado Jhonatan, divulgue nosso site entre seus colegas e amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!