29 de maio de 1999 – Museu do Eclipse de Sobral, Ceará

Não Há Dia Sem História

29 de maio de 1999

Museu do Eclipse de Sobral, Ceará

 

Museu do Eclipse de Sobral no Ceará

Museu do Eclipse de Sobral no Ceará

No dia 29 de maio de 1999, há 17 anos, completava-se oitenta anos do célebre eclipse total do Sol, de 1919, cuja sombra deslizou pelo estado do Ceará, para onde acorreram equipes de pesquisadores que buscavam estudar o comportamento da luz solar, já sob a ótica da Relatividade Geral proposta por Albert Einstein. A cidade de Sobral foi o centro das observações. Para marcar a data e preservar os registros históricos, a gestão do então prefeito de Sobral, Cid Gomes, construiu o Museu do Eclipse.

Fachada do museu do eclipse de Sobral CE

Fachada do museu do eclipse de Sobral CE

Obra de motivação política, que preserva um patrimônio histórico de valor incalculável, constituído de objetos, equipamentos, registros e obras de arte relacionados com Astronomia. Anexo, o observatório do Museu possui o “melhor e mais potente telescópio do Nordeste” e leva o nome de Henrique Morize, numa homenagem a um dos maiores nomes da cultura brasileira, o diretor do Observatório Nacional que organizou a expedição brasileira a Sobral na ocasião do eclipse de 1919. Há suporte pedagógico e o Museu realiza trabalho de popularização científica. Escala imperdível em qualquer roteiro turístico pelo Nordeste, permanece aberto das terças aos sábados, das 8 h às 22 h e domingos, das 8 h às 18 h. O telefone é (88)3695-5205.

Há uma excelente pesquisa sobre “Einstein e o eclipse de 1919” de autoria de Antonio Augusto Passos Videira, da Universidade do Rio de Janeiro.

Uma curiosidade:

“A população de Sobral foi muito prestativa, chegando mesmo a acatar sem protestos um pedido feito (em jornal) por Morize: durante o eclipse as pessoas deveriam se manter calmas, e em silêncio, o que implicava, por exemplo, não soltarem fogos de artifício, pois estes poderiam atrapalhar a qualidade das chapas fotográficas”.

Há seis anos

Cerca de 40 cientistas ligados a Cosmologia e à Astrofísica de várias partes do mundo chegaram a Sobral na sexta-feira, 29 de maio de 2009, para a conferência “O Universo, passado, presente e futuro” cujos principais conferencistas foram os professores Mário Novello, Alberto Santoro e Amaral Vieira. O evento é extensão do “Sobral meeting 2009” – encontro periódico de estudiosos no Ano Internacional da Astronomia, realizado em Fortaleza e Sobral e homenageia os 90 anos do Eclipse Solar de 1919. Fez parte da programação no Museu do Eclipse de Sobral a apresentação oficial de quatro lunetas e um globo terrestre gigante com simulação da iluminação da Terra, equipamentos adquiridos para a realização de trabalhos de divulgação cientifica nas praças e escolas de todo o município.

Exposição no Planetário

Exposição no Planetário

._._.

1 menção

  1. […] observável na luz de um objeto de fundo. O primeiro sucesso da teoria foi a observação, durante um eclipse solar, de que a luz de uma estrela distante de fundo tinha sido defletida exatamente pela quantidade […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!