«

»

maio 13

13 de maio de 2000 – Observatório de Pedreira

Não Há Dia Sem História

13 de maio de 2000

Observatório de Pedreira

Òmega Centauri capturada Observatório de Pedreira

Òmega Centauri capturada Observatório de Pedreira

No dia 13 de maio de 2000, há 16 anos, foi inaugurado o Observatório Astronômico de Pedreira – São Paulo, um monumento de idealismo do casal Paulo Cícero Carvalho (falecido em 30 de março de 2007) e sua mulher, Zélia Carvalho.

É impossível estudar a história do Observatório de Pedreira sem compará-la à história do observatório construído por Percival Lowel em Flagstaff, Arizona. Nos dois casos, pequenas cidades situadas em maiores altitudes e longe das luzes das metrópoles, atraíram pessoas dispostas a não apenas olhar as estrelas, mas buscar um ideal mais elevado.

Observatório de Pedreira - SP

Observatório de Pedreira – SP

Paulo Cícero Carvalho, após vários cursos de Astronomia, resolveu construir um observatório. Conseguiu comprar um telescópio Schmidt-Cassegrain de 10 polegadas, usado, da Universidade de Conecticut, EUA, e foi para o interior, em busca de um lugar alto, e longe das luzes, onde pudesse construir um observatório.

Carvalho achou um lugar a 600 metros de altitude, no bairro que tem o sugestivo nome de Entre Montes, no município de Pedreira, 135 quilômetros a noroeste de São Paulo, entre as cidades de Amparo e Jaguariúna. Uma aventura semelhante à Flagstaff de Percival Lowel, mas uma aventura brasileira, ocorrida lá para os lados em que São Paulo começa a subir as montanhas de Minas Gerais. Uns blocos de granito antiquíssimos, arredondados, trabalhados pelo mar, mantidos intactos, formam a jardinagem em volta do observatório e contam a história do pré-cambriano brasileiro. Uns canteirinhos com margaridas, ou algo parecido, dão a assinatura do mais brilhante paisagista. O vermelho vivo da base da cúpula do telescópio, surpreendentemente, não destoa, pelo contrário até compõe com os roçados ao fundo, resultando um quadro que bem poderia ser um Portinari.

O observatório de Pedreira é, sobretudo, uma obra de arte arquitetônica.

._._.

1 comentário

  1. felipe

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!