«

»

abr 12

Da Ursa Maior ao Cruzeiro do Sul por Petr Horálek

Bem-vindo à noite equatorial!

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/2016_03_04_Maba_Beach_BigDipper-SouthernCross_2000px.jpg

Paisagem celeste equatorial na praia de Maba, Indonésia, por Petr Horálek

Esta notável paisagem celeste noturna que agrega 24 quadros foi capturada na Praia de Maba na ilha de Halmahera, Indonésia, durante a noite de 24 de março de 2015.

Como a ilha de Halmahera reside a apenas 0,7 graus de latitude norte, tanto os asterismos dos hemisférios norte e sul, quanto as ajudas celestes navegacionais estão presentes nessa larga visão panorâmica.

O asterismo da Caçarola (em inglês “Big Dipper”, residindo na constelação da Ursa Maior, também conhecido por Grande Carro, Carro de Davi ou A Frigideira) se destaca na extrema esquerda da imagem enquanto que o famoso Cruzeiro do Sul é visível na extrema direita.

Além da tênue fogueira noturna na praia de Maba, um triângulo amarelo-laranja celestial foi formado por Marte, Antares e Saturno. A tripla conjunção se destaca sobre o crescente central da Via Láctea, chamada de “Miett” na linguagem local de Maba.

Naturalmente, você pode seguir as estrelas que apontam para os polos celestiais tanto na lateral da Caçarola ou no eixo maior do Cruzeiro do Sul (veja as setas na imagem anotada abaixo). Ambos residem atrás do horizonte nessa visão dos céus a partir da praia de uma ilha equatorial.

http://apod.nasa.gov/apod/ap160331.html

Repare nas estrelas da “Big Dipper” (a Caçarola) que apontam para o polo Norte (North Pole) e na “Southern Cross” (Cruzeiro do Sul) mirando para o polo Sul (South Pole).

Fonte

APOD: Big Dipper to Southern Cross – crédito©: Petr Horálek

._._.

Deixe uma resposta