09 de abril de 1959 – Os 7 eleitos do Programa Mercury

Não Há Dia Sem História
09 de abril de 1959
“Os 7 Eleitos”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Project_Mercury_Astronauts_-_GPN-2000-000651.jpg

Os 7 Astronautas do programa Mercury, cuja seleção foi anunciada em 9 de abril de 1959. São eles, da esquerda para a direita, na fila da frente: Walter H. Schirra, Jr., Donald K. Slayton, John H. Glenn, Jr. e Scott Carpenter. Na fila de trás: Alan B. Shepard, Jr., Virgil I. Gus Grissom e L. Gordon Cooper.

Em 09 de abril de 1959, há 57 anos, a NASA anunciou “Os Eleitos”, os 7 astronautas que participariam do programa Mercury. Os “Mercury Seven” pilotaram os voos espaciais tripulados do programa Mercury, a partir de maio 1961 a maio de 1963. “Os Eleitos” foram Alan Shepard, Gus Grissom, John Glenn, Scott Carpenter, Schirra Wally, Gordon Cooper e Deke Slayton.

Os 7 membros do grupo voaram em todas as classes de naves espaciais da NASA do século 20: Mercury, Gemini, Apollo e até o ônibus espacial. Dos sete, somente John Glenn, o mais velho, ainda está vivo, tendo se tornado um senador dos EUA. Gus Grissom morreu tragicamente em 1967, em um incêndio na Apollo I, de asfixia causada por monóxido de carbono devido ao incidente.

O processo de seleção

Embora NASA tenha planejado um concurso para os primeiros astronautas, o presidente Dwight D. Eisenhower insistiu que todos os candidatos fossem pilotos de teste. Devido ao pequeno espaço dentro da nave espacial Mercury, os candidatos não poderia ser mais altos do que 180 cm e pesar mais de 82 kg. Outros requisitos incluíam uma idade inferior a 40 anos, um diploma de bacharel ou equivalente, 1.500 horas de tempo de voo e qualificação para voar jatos.

Após uma propaganda entre os pilotos de testes militares mais 500 candidatos se inscreveram. A Nasa procurou registros de pessoal militar em janeiro de 1959 selecionou 110 pilotos, cinco fuzileiros navais, 47 da Marinha e 58 da Força Aérea. Sessenta e nove candidatos foram levados para Washington, DC, em dois grupos. O interesse dos candidatos foi tão grande, apesar dos extensos exames físicos e mentais de janeiro a março, que a agência acabou por não convocar o último grupo. Os testes incluíram a gastar horas em esteiras e mesas inclinadas, submergir os pés na água gelada, tomar três doses de óleo de rícino e cinco enemas. Seis candidatos foram rejeitados pela altura acima do limite para a nave espacial planejada. Outros 33 falharam ou desistiram durante a primeira fase de exames. Mais quatro se recusaram a participar da segunda rodada de testes, que eliminou mais oito candidatos, deixando 18.

A partir dos 18 candidatos, os primeiros sete astronautas da NASA foram escolhidos, “espécimes físicos esplêndidos”, com um nível QI de gênio e a capacidade de funcionar bem tanto como parte de uma equipe como sozinho. Três deles (Grissom, Cooper e Slayton) eram pilotos da Força Aérea; três (Shepard, Carpenter e Schirra) eram os pilotos da Marinha e um (Glenn) foi um piloto fuzileiro naval (Marine Corp). Apesar da extensa avaliação médica, dois dos sete (Shepard e Slayton) foram depois sacados das missões Mercury por condições médicas não diagnosticadas mas ficaram na totalidade do Projeto Gemini e na maior parte do programa Apollo (Slayton no Mercury) no solo executando o papel de supervisionar os astronautas ativos.

Mídia

Os sete astronautas concordaram em dividir igualmente todos os rendimentos das entrevistas, independentemente de quem voou primeiro. Em agosto de 1959, eles e suas esposas assinaram um contrato com a revista Life por US $ 500.000 em troca de acesso exclusivo as suas vidas privadas, lares e famílias. Eles escreveram relatos em primeira mão de sua seleção e preparação para as missões Mercury no livro “1962 Nós Sete”. Além disso, cada um deles separadamente escreveu pelo menos um livro descrevendo suas experiências de astronautas. Em 1979, Tom Wolfe publicou uma versão da história dos astronautas em “The Right Stuff” (Os Eleitos). O livro de Wolfe foi a base para o popular filme de mesmo nome dirigido por Philip Kaufman.

O porta-voz oficial entre 1959 e 1963 foi o tenente-coronel John Powers da USAF, o “baixinho”, que, pela sua atuação, tornou-se conhecido na imprensa como o “oitavo astronauta”.

O diagrama mostra as atribuições dos 7 astronautas nos diversos programas espaciais

O diagrama mostra as atribuições dos 7 astronautas nos diversos programas espaciais

Os membros do grupo

Alan Bartlett Shepard, Jr. (1923-1998), Marinha dos EUA (2 voos)

  1. MR-3 (Freedom 7) – maio de 1961 – Primeiro voo tripulado Mercury – Shepard se tornou o primeiro americano no espaço
  2. Apollo 14 – janeiro de 1971 – Comandante – Terceira missão tripulada que conseguiu o pouso lunar; quinto homem a pisar na Lua
Alan Shepard de volta ao solo. Missão cumprida!

Alan Shepard de volta ao solo. Missão cumprida!

Virgil Ivan (Gus) Grissom (1926-1967), Força Aérea dos EUA (2 voos)

  1. MR-4 (Liberty Bell 7) – julho de 1961 – voo suborbital Mercury Final – A cápsula Liberty Bell 7 afundou depois de pousar no mar e só foi recuperada em 1999 (vídeo abaixo).

  1. Gemini 3 – Março 1965 – piloto – Primeira missão tripulada do programa Gemini, primeira missão tripulada para mudar plano orbital. Grissom se tornou o primeiro a ser lançado para o espaço duas vezes.
  2. Apollo 1 – janeiro de 1967 – comandante – Grissom e a tripulação morreram tragicamente em um incêndio durante um teste de rotina, um mês antes do lançamento.

John Herschel Glenn, Jr. (nascido em 1921), Corpo de Fuzileiros Navais (2 voos)

  1. MA-6 (Friendship 7) – Primeiro voo orbital da Mercury – fevereiro de 1962 – Glenn tornou-se o primeiro americano a orbitar a Terra.
  2. STS-95 Descoberta – Outubro 1998 – Especialista em Cargas – missão Spacelab, Spartan 201 liberty. Glenn tornou-se a pessoa mais velha no espaço.
John Glenn entrando na cápsula Friendship 7

John Glenn entrando na cápsula Friendship 7

Malcolm Scott Carpenter (1925-2013), Marinha dos EUA (1 vôo)

  1. MA-7 (Aurora 7) – maio de 1962 – Segunda missão orbital da Mercury.

Walter Marty (Wally) Schirra, Jr. (1923-2007), Marinha dos EUA (3 voos)

  1. MA-8 (Sigma 7) Terceiro voo orbital da Mercury – outubro de 1962
  2. Gemini 6A – Dezembro 1965 – piloto – Primeiro encontro no espaço com Gemini 7.
  3. Apollo 7 – Outubro 1968 – comandante – Primeira missão Apollo tripulada. Schirra se tornou a primeira pessoa a ser lançado para o espaço três vezes e a única pessoa a voar Mercury, Gemini e missões Apollo.

Leroy Gordon (Gordo) Cooper, Jr. (1927-2004), Força Aérea dos EUA (2 voos)

  1. MA-9 (Faith 7) – maio de 1963 – última missão Mercury, a primeira missão americana a durar mais de um dia.
  2. Gemini 5 – agosto de 1965 – piloto – Primeira missão espacial de oito dias, o primeiro uso de células de combustível.
Vemos aqui o foguete Mercury-Atlas 9 sendo lançado da plataforma 14 no Cabo Canaveral com o astronauta Gordon Cooper L. à bordo do módulo Faith 7. Foi o mais longo voo orbital tripulado até então dos EUA. O lançamento ocorreu em 08:04 EST, em 15 de maio de 1963. 34 horas, 20 minutos, 30 segundos e 22 órbitas mais tarde, Gordon Cooper já estava descansando em sua cápsula espacial Faith 7 no azul do Oceano Pacífico, após o retorno bem sucedido.

Vemos aqui o foguete Mercury-Atlas 9 sendo lançado da plataforma 14 no Cabo Canaveral com o astronauta Leroy Gordon (Gordo) Cooper à bordo do módulo Faith 7. Foi o mais longo voo orbital tripulado até então do programa espacial dos EUA. O lançamento ocorreu em 08:04 EST, em 15 de maio de 1963. 34 horas, 20 minutos, 30 segundos e 22 órbitas mais tarde, Gordon Cooper já estava descansando em sua cápsula espacial Faith 7 no azul do Oceano Pacífico, após a reentrada bem sucedida.

Donald Kent (Deke) Slayton (1924-1993), da Força Aérea dos EUA (1 voo)

  1. Projeto de Teste Apollo-Soyuz – julho de 1975 – piloto do módulo – A primeira missão espacial americano-soviética conjunta, primeiro acoplamento de uma nave espacial americana e com uma russa.

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!