«

»

abr 04

NGC 6188 e NGC 6164 por Martin Pugh & Rick Stevenson

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/NGC6188_Pugh_2195.jpg

NGC 6188 e NGC 6164 – crédito da imagem©: Martin Pugh & Rick Stevenson

Fantásticas formas espreitam as nuvens de gás luminoso na região gigante de formação estelar NGC 6188. A nebulosa de emissão se encontra a cerca de 4.000 anos luz, próxima da borda de uma grande nuvem molecular invisível no espectro ótico na constelação meridional de Ara (O Altar).

Massivas e jovens estrelas pertencentes a associação OB1 embutida em Ara se formaram na região ‘apenas’ alguns milhões de anos atrás, esculpindo os formatos escuros e energizando o brilho da nebulosa com violentos ventos estelares e intensa radiação ultravioleta.

Contudo, o recente surto de  formação estelar propriamente foi provavelmente disparado pelos ventos e por explosões de supernovas, originados pelas prévias gerações de estrelas supermassivas, que explodiram e comprimiram o gás molecular.

Juntando-se a NGC 6188 nessa pintura cósmica, visível na direção abaixo, à direita, surge a rara nebulosa de emissão NGC 6164, também criada por uma região de supermassivas estrelas tipo O. Embora seja similar na aparência com diversas nebulosas planetárias, a notável simetria gasosa de NGC 6164 e um tênue halo envolvem sua brilhante estrela central na parte inferior da imagem.

Para saber mais sobre a NGC 6164, leia abaixo:

O belíssimo halo da nebulosa de emissão NGC 6164

Essa impressionante visão em campo largo se espalha por 3 graus (equivalente a 6 Luas Cheias), mapeando cerca de 200 anos luz na distância estimada da NGC 6188. A composição em destaque agrega três conjuntos de imagens.

Fonte

APOD: NGC 6188 and NGC 6164 – crédito da imagem©: Martin Pugh & Rick Stevenson

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!