«

»

mar 29

O intrépido robô Curiosity e a Duna Namib em Marte (Visão 360 graus)

Clique e gire para apreciar uma visão espetacular de Marte capturada pelo rover Curiosity em dezembro de 2015. No primeiro plano, parte da própria Curiosity está visível, incluindo o seu empoeirado relógio de sol.

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA20284

Panorama de Marte pela Curiosity ao lado da Duna Namib.

Começando atrás sete metros, o veículo robótico é visto aqui posando em frente da escura duna de areia de 5 metros de altura chamada Namib, uma das diversas dunas que se espalhando pelo campo Bagnold.

No fundo da cena está o cume do Mt. Sharp, a montanha de 5,5 quilômetros no centro da cratera Gale de 150 quilômetros de largura, o local onde o robô Curiosity pousou anos atrás.

A imagem composta em destaque combina uma visão em  360 graus em volta do robô ao agregar várias imagens capturadas no mesmo dia. O resultado final foi ajustado para imitar as luzes que vemos aqui na Terra.

Recentemente, o veículo Curiosity tem cruzado o rochoso e árduo Naukluft Plateau em sua contínua rota em volta e subindo o Mt. Sharp.

Fonte

APOD: NASA’s Curiosity Rover at Namib Dune (360 View) – Créditos: NASAJPL-CaltechMSSS

._._.

2 comentários

  1. ROCA

    Trata-se da primeira duna em Marte fotografada tão perto (close-up).

  2. Sonia RIbas

    Achei lindo e curiosissimo! Nao pude apreciar melhor pq ainda estou treinando meu smart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!