«

»

mar 29

29 de março de 1973 – Mariner 10 executa fly-by em Mercúrio

Não Há Dia Sem História

29 de março de 1974

Mariner 10 executa fly-by em Mercúrio

Mariner 10

No dia 29 de março de 1974, há 42 anos, a sonda norte-americana Mariner 10 chegava no planeta Mercúrio e realizava uma passagem a uma distância de apenas 704 quilômetros da superfície do planeta. Embora um pouco prejudicadas pela posição da nave em relação ao planeta, trata-se de um excelente arquivo fotográfico.

Pesando menos de 500 kg, a sonda Mariner 10 foi lançada no dia 3 de novembro de 1973. Colocada primeiramente numa órbita de estacionamento, atingida em 25 minutos, ela foi disparada na direção oposta à direção de translação da Terra, descendo rumo a uma interseção com a órbita de Vênus, onde aproveitou uma assistência gravitacional e em seguida rumou para Mercúrio. Foi a primeira sonda a visitar dois planetas.

Resumo das sondas do programa Mariner:

Sonda Data do Lançamento Evento Principal
Mariner 2 27-ago-62 Foi a primeira sonda espacial a passar, com sucesso, próxima a outro planeta do Sistema Solar, o planeta Vênus.
Mariner 4 28-nov-64 Primeira sonda espacial a passar por Marte e a primeira a enviar para a Terra imagens detalhadas da superfície marciana.
Mariner 5 14-jun-65 Passou por Vênus e mostrou que esse planeta não tem campo magnético.
Mariner 6 24-fev-69 Passou por Marte e foi a primeira espaçonave a enviar imagens de alta resolução da superfície marciana.
Mariner 9 30-mai-71 Entrou em órbita em torno de Marte e realizou o primeiro mapeamento global desse planeta.
Mariner 10 3-nov-73 Primeira espaçonave a sobrevoar Mercúrio. No caminho para esse planeta a espaçonave obteve dados sobre Vênus.

Milton W.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!