«

»

mar 28

O Cinturão e a Espada de Órion sobre o Vulcão Teide em Tenerife por Cesar & Carlos Tedejor

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/OrionTeide_Tejedor_2263.jpg

O Cinturão e a Espada de Órion sobre o Vulcão Teide nas Ilhas Canárias por Cesar & Carlos Tedejor

O Sul da famosa constelação de Órion, o mítico caçador, aparece nessa astrofotografia de uma forma pitoresca, posando sobre um famoso vulcão.

Localizado nas Ilhas Canarias próximo a costa noroeste da África, o pico Teide, coberto de neve, é um dos maiores vulcões na Terra.

Observando a imagem, abaixo do pico do vulcão, notam-se luzes de um grupo de alpinistas que intencionam subir ao cume do monte Teide antes do Sol nascer.

Nessa composição de várias exposições tomadas por Cesar e Carlos Tedejor, a partir de uma mesma posição em fevereiro de 2016, as três icônicas estrelas do cinturão de Órion (Alnitak, Alnilam e Mintaka) são visíveis exatamente acima do pico, enquanto que a famosa Nebulosa de Órion (M42) e o resto da espada de Orion destacam-se logo além da parede inclinada esquerda do vulcão.

Também visível nesta notável imagem de longa exposição celeste está a famosa Nebulosa da Cabeça de Cavalo (Barnard 33), que surge de ‘cabeça para baixo’ como uma mancha negra sobre a avermelhada nebulosa de emissão (IC 434) à esquerda do Cinturão de Órion.

Além dessas maravilhas, completando o panorama celeste, vemos a fotogênica Nebulosa da Chama (ou Flama), evidente logo acima e à direita da Cabeça de Cavalo.

Fonte

APOD: Orion’s Belt and Sword over Teide’s Peak – crédito da imagem©: Cesar & Carlos Tejedor

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!