«

»

mar 27

252P/Linear: o pequeno cometa que passou perto da Terra e a Via Láctea retratados por Alex Cherney

http://apod.nasa.gov/apod/image/1603/252PSaturnMArsMilkyWay_Cherney_1852.jpg

O cometa 252P/Linear, Saturno, Marte, Antares e a Via Láctea por Alex Cherney em 21 de março de 2016

A brilhante ‘coma’ (ou ‘cabeleira’) esverdeada do cometa 252P/Linear é relativamente fácil de ser vista neste expansivo panorama cósmico dos céus do hemisfério sul.

Visível a olho nu a partir de um escuro local perto de Flinders, Victoria, Austrália, o cometa 252P se apresenta sem cauda. Mesmo assim, sua surpreendentemente brilhante ‘coma’ se espalhou por cerca de 1 graus nos céus, posando aqui logo abaixo das nebulosas, estrelas e veios escuros da faixa central da Via Láctea.

Os cinco painéis usados nesse grande mosaico de campo largo foram capturados depois que a Lua se pôs no horizonte e antes no nascer do Sol na madrugada do dia 21 de março de 2016 pelo astrofotógrafo Alex Cherney.

Essa cena foi fotografada menos de 24 horas antes da aproximação máxima do cometa em relação a Terra, calculada em ‘apenas’ 5,3 milhões de quilômetros de nosso planeta, cerca de 13,9 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Viajando rapidamente através dos céus por causa de sua proximidade da Terra, o cometa já pode ser visto no hemisfério norte pelos observadores de cometas, movendo-se para perto do triângulo formado por Marte, Saturno e Antares, acima e à esquerda da imagem anotada abaixo.

252P Saturno Marte MilkyWay_Alex_Cherney_anotado

A mesma imagem com anotações.

Fonte

APOD: Close Comet and the Milky Way – crédito da imagem© Alex Cherney (TerrastroTWAN)

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!